7º Concurso de Cafés Especiais da Coopama

08.11.2019
No dia 07 de novembro, a Coopama (Cooperativa Agrária de Machado) realizou a 7ª edição do seu Concurso de Cafés Esp

No dia 07 de novembro, a Coopama (Cooperativa Agrária de Machado) realizou a 7ª edição do seu Concurso de Cafés Especiais, que acontece anualmente e busca valorizar os “Aromas e sabores dos melhores cafés da região”, além de incentivar a produção no Sul de Minas.

Neste ano, foram pré-selecionadas 79 amostras de cafés. As provas foram realizadas com a participação de 5 provadores da região com certificados Q-Grader [provadores e classificadores de cafés reconhecidos mundialmente pelo Coffee Quality Institute (CQI), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA)], com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado e coordenação do Prof. Leandro Paiva. Os 10 premiados receberam certificado de participação e troféu, além de brindes oferecidos pelos parceiros de marketing da Coopama. A vencedora do concurso foi Maria Virgínia Correa de Castro Coelho, da Fazenda Lage de Machado/MG, e seu café especial recebeu como nota 86 pontos.

Na foto: Maria Virgínia (vencedora do concurso), Fernando Ferreira (assistente técnico de campo da Coopama), Dr. João Emídio Gonçalves (diretor presidente da Coopama) e Hélio de Castro Coelho (esposo da vencedora)

Durante a programação do evento, os convidados participaram da palestra ministrada por Guy Carvalho “Tecnologias visando aumento de competitividade: sustentabilidade na produção de cafés especiais”, que teve como foco as novas tecnologias, a importância da sustentabilidade, o potencial do mercado de cafés especiais e o perfil desse cliente.

“Agradeço ao Presidente da Coopama, o Sr. João Emídio, e ao Pinheiro, Agrônomo Coordenador do Departamento Técnico, pelo excelente trabalho que desenvolvem nessa cooperativa, que é bastante atuante e sólida na região. Aproveito a oportunidade para agradecer também a Bayer, que proporcionou minha participação no evento e é uma grande parceira”, disse Guy.

Galeria

Veja Também

Clientes