X
Banner da noticia
Ícone de calendário
13/01/2020
Ícone de coração
Carol Mendes
Ferrugem do cafeeiro

Causada pelo fungo Hemileia vastatrix, a ferrugem do cafeeiro é a principal doença que atinge as lavouras de café no Brasil, sendo encontrada em todas as regiões produtoras do país. Caracteriza-se pela destruição do banco de folhas da planta, podendo comprometer de 35 a 100% da produção e deixar sequelas na lavoura por muitos anos. 

No início, as folhas do cafeeiro afetadas pelo fungo apresentam manchas marrons (necrose) eventualmente circundadas por halo de cor amarela, que variam de 1 a 3mm de diâmetro. Posteriormente, as manchas podem atingir até 2cm de diâmetro. Na parte inferior justaposta à necrose encontram-se pústulas (massas pulverulentas de coloração amarelo alaranjada) formadas por esporos do fungo que, quando coalescem, podem cobrir grande extensão da folha, o que culmina em sua perda. Conforme as folhas caem, a planta diminui a taxa fotossintética, perdendo sua capacidade de produzir carboidratos e, consequentemente, produzir energia para auxiliar no crescimento do cafeeiro e no enchimento dos frutos. 

A chuva e o vento são os principais agentes disseminadores da doença dentro do cafezal, que também pode ocorrer através de insetos. Os esporos da ferrugem germinam e penetram nas folhas. Inicialmente, não é possível perceber nenhuma alteração aparente na planta, o que vai ocorrer somente algum tempo após a infestação, quando o fungo se reproduz e esporula.  Temperaturas na faixa de 20 a 24°C, chuvas, umidade e ambientes sombrios são as principais condições para que a doença se alastre. Outros fatores que podem contribuir são o sistema de plantio mais adensado, lavouras com tratos mal feitos, inóculo do ano anterior, carga pendente elevada e variedade de café susceptível.

Os prejuízos para a lavoura são inúmeros. A redução da área foliar em virtude da desfolha impossibilita a manutenção da produção da safra, pois causa seca de ramos laterais antes da época de florescimento do cafeeiro, refletindo negativamente sobre o desenvolvimento dos botões florais, vingamento da florada, desenvolvimento dos frutos e redução da produtividade do ano agrícola seguinte. As perdas em produtividade podem superar 20% ao longo de várias safras.

O controle preventivo pode ser feito através da genética ou da utilização de produtos químicos. O controle genético consiste na utilização de variedades que possuem tolerância à ferrugem, como Obatã, Arara, Catucaí, Catiguá e Icatu, sendo também necessário utilizar algum controle químico nas plantas. 

Se o produtor utiliza variedades sensíveis a praga deve traçar uma estratégia de controle que combina ações em diferentes períodos do ano, uma vez que não existe um único controle químico adotado. Segundo especialistas da Bayer, basicamente são utilizados três sistemas de controle: 
a) Proteção de florada: produtos específicos para doenças da florada que possuem ação lateral sobre a ferrugem. Devem ser aplicados entre os meses de agosto, setembro e outubro, como é o caso do Nativo; 
b) Fungicidas de solo: além de proteger contra doenças, alguns desses produtos aumentam o vigor das plantas, que crescem e vegetam mais. A recomendação dos especialistas da Bayer é a aplicação nos meses de novembro e dezembro, quando se iniciam as chuvas, pois os produtos necessitam de umidade no solo para apresentarem efeito. Há necessidade constante de monitoramento e, caso necessário, devem ser realizadas aplicações foliares utilizando-se um produto com princípio ativo diferente do que foi aplicado via solo. Os meses ideais para aplicação são janeiro a março. Exemplos de produtos utilizados: Sphere Max e Bayfolan Cobre;  
c) Produtos de verão: aplicados nos meses de dezembro em diante. 

Essas ações combinadas são importantes para manter o cafeeiro protegido durante todo o ano, do florescimento à maturação do grão.  Vale ressaltar que, nos anos em que os talhões estão com carga mais alta, a planta se debilita um pouco mais e a doença ataca com mais agressividade, sendo necessário um maior cuidado preventivo.

Dica: Em lavouras esqueletadas, o enfolhamento é baixo de setembro a novembro, sendo fácil controlar a ferrugem. A partir de janeiro e fevereiro, o ganho de folhas costuma ser grande e, nesse momento, se deve ter um cuidado especial para não correr o risco de ferrugem tardia, que pode ser ainda mais agressiva. Portanto, nesses casos, os controles devem ser feitos até o mês de abril. 

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita