BSCA Micro-Region Showcase - Ilicínea

27.01.2020 Autor: Carol Mendes Fonte: Guy Carvalho
Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Ilicínea recebeu o “BSCA Micro Region Showcase’, um grande evento voltado à capa

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Ilicínea recebeu o “BSCA Micro Region Showcase’, um grande evento voltado à capacitação do produtor e comercialização de cafés especiais.  Realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Apex Brasil, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel), o programa tem por objetivo promover nano-lotes de cafés especiais de colheita tardia e agregar valor para toda cadeia produtiva na aproximação de produtores e compradores internacionais vindos de várias partes do mundo, como China, Estados Unidos, Suécia, Japão, Servia, Canadá, Taiwan, Singapura, Rússia e Austrália. 

Durante a programação do evento, os compradores internacionais puderam conhecer melhor a Cocatrel, a BSCA e a realidade do cenário brasileiro de cafés especiais. Além disso, também houve sessões de cupping dos cafés selecionados, leilão e um dia de simpósio, que aconteceu no dia 23 e contou com palestras sobre diversos temas.

Guy Carvalho foi o responsável por ministrar a palestra “Competitividade e sustentabilidade na produção de cafés especiais”, que teve como ponto fundamental a necessidade de mudança para se conseguir novos resultados na cafeicultura. Como exemplo, Guy contou um pouco da história das Fazendas Caxambu e Aracaçu, que transformaram um velho paiol numa cafeteria para atender os clientes, recebem visitas e enviam café torrado via correio, além de implementarem importantes transformações na produção, como banco de variedades, plantio de braquiária, aproveitamento de resíduos, adoção de práticas e técnicas sustentáveis, entre outras ações que garantem altas produtividades e estabilidade produtiva. Guy também pontuou mudanças na sua postura como técnico, ressaltando a importância de ir até a lavoura e observar as respostas do cafeeiro aos tratos e eventos climáticos para então fazer as melhores escolhas para atender as plantas, e mostrando que muitas vezes é importante abandonar velhos conceitos e alterar processos sempre que necessário.

“Agradeço especialmente a PaliniAlves, grande parceira do meu trabalho na difusão de importantes conhecimentos ao setor cafeeiro e responsável pela minha presença nesse grande evento. Agradeço também a BSCA e a Cocatrel”, disse Guy.

Galeria

Veja Também

Clientes