X
Banner da noticia
Ícone de calendário
17/03/2020
Ícone de coração
Carol Mendes
Cafés Vulcânicos

Os cafés vulcânicos são uma Associação dos Produtores de Cafés Especiais da região de Poços de Caldas, Sul de Minas, abrangendo os municípios mineiros de Andradas, Bandeira do Sul, Caldas, Campestre, Botelhos e Cabo Verde, e os municípios do estado de São Paulo de Divinolândia, São Sebastião da Grama e Caconde. Foi idealizado em agosto de 2012 e tem como objetivo principal agrupar os produtores de cafés especiais da região de solos vulcânicos.

Essa Associação tem como finalidade a busca pela valorização e a sustentabilidade da cafeicultura de montanhas no planalto vulcânico da região, o oferecimento de um produto diferenciado e a atração de novos investimentos. Promovem o incentivo da melhoria contínua da qualidade do café na região através da criação de um selo próprio e unem forças para obter maior competitividade no setor com abertura de mercados e receptividade no momento de comercializar. Para os consumidores, o selo garante a procedência e a qualidade de um café reconhecidamente produzido em solo vulcânico.

A região de Poços de Caldas está situada em uma formação rochosa originária de um vulcão há muito tempo extinto. Tal condição propiciou o desenvolvimento de uma cadeia de montanhas que, junto à Serra da Mantiqueira, proporciona à região condições de altitude (que chegam a 1500m), clima ameno e solo rico em minerais e elementos raros.

Com o solo e clima privilegiados, o Sul de Minas é a maior região produtora de cafés do mundo, alcançando altos níveis de qualidade. O trabalho tradicional dos produtores, na sua maioria familiares, permite o aperfeiçoamento de sabores e aromas especiais. Os cafés da região de Poços de Caldas são únicos e cheios de classe, dotados de atributos superiores, assim como os da Dona Dulce Franco e do seu marido Dino, que atingiram pontuação de até 88 pontos na bebida, ficando entre os 100 melhores cafés da 2° edição do Concurso Três Corações - Florada Premiada. Sua propriedade, localizada em Campestre, no Bairro Pinhal, colheu, em 2019, mais de 50% da produção com pontuação acima de 80 pontos. Com um café da cultivar Mundo Novo, seu irmão Olímpio José Franco ficou entre os finalistas do Programa Especialíssimo da Cooxupé com 88 pontos, e um lote de 85 pontos do seu café também chegou à final. Em Botelhos, foram campeões do concurso com o café Mundo Novo cereja descascado pontuando 85 pontos, o Rubi pontuando 86,06 pontos e o Catuaí pontuando 83,83 pontos. Em Campestre, ganharam o concurso com um café Rubi pontuando 85,71. Da COCCAMIG, conseguiram o 4° lugar com um café Rubi pontuando 84,47 e um Catuaí Amarelo pontuando 84,06 pontos. Desde 1878, sua família está no café na mesma propriedade. As terras continuam férteis e com nascentes preservadas.

Fonte: www.cafesvulcanicos.com.br

Contato: (35) 99819-6519

E-mail: contato@cafesvulcanicos.com.br

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita