X
Banner da noticia
Ícone de calendário
24/03/2020
Ícone de coração
Carol Mendes
Terreiro Suspenso

Posso falar um pouco do terreiro suspenso, pois já conquistei concursos utilizando esse tipo de processo. Gosto muito dele! Acredito que não é para grandes lotes, mas sim para pequenos, assistidos desde a sua maturação, colheita e pós-colheita. 

O processo permite que o lote, em seu processo de secagem, na desidratação, tenha uma seca com ventilação desaquecendo e preservando a estrutura da semente, o que deixa o café com uma densidade maior. São lotes diferenciados que se destacam pela uniformidade dos grãos e quando ainda estão in natura carregam cheiro de fruta madura. 

A bebida de lotes de terreiro suspenso, na maioria das vezes, traz clareza em suas notas, diferentemente de um terreiro convencional, em que a semente fica em contato com a chapa quente (terreiro) e para se conseguir uma seca uniforme é necessário ficar revolvendo diversas vezes. No terreiro suspenso também é preciso revolver, mas temos a circulação do ar passando entre os grãos, o que ajuda na secagem.


Esse método é para quem já possui um objetivo, um destino para o lote, ou seja, para aqueles que possuem marca própria, realizam vendas diretas em cafeterias, para coffee lovers ou para aqueles que participam de concursos.

É bom lembrar que para fazer lotes nesse processo é muito importante conhecer o histórico da lavoura, pois sabendo que estamos falando de um fruto, para que ele tenha maior doçura é preciso apanhá-lo bem maduro. Outra observação minha é que já presenciei muitos lotes feitos com colheita seletiva, 95% de grãos maduros, terem nota 81 pontos, mas também já vi lotes nas mesmas condições pontuarem 88,14 pontos.


Na minha visão, para aqueles que procuram destacar o sabor frutado da bebida, o terreiro suspenso é o ideal e a pontuação é consequência. 

Tipos de terreiro suspenso:

• Na estufa: a desidratação será mais lenta e com sementes mais uniformes. Tempo de vida maior, mantendo por mais tempo seus aromas e sabores;

• Com cobertura: desidratação pode ser intermediária, com a possibilidade de controlar a insolação no terreiro. Também mantém por um tempo aromas e sabores;

• Sem cobertura: desidratação mais rápida, mas em contrapartida nesse método o lote perde eficiência na seca quando recebe o sereno da noite, levando de 3 a 4 horas por dia para iniciar a desidratação novamente. Vale lembrar que se deve ter uma atenção maior no revolvimento para manter o aspecto e maior qualidade na bebida;

• Sem pavimentação e sem cobertura: assim como citado anteriormente, além de receber o sereno da noite e ganhar mais umidade, nesse método o lote recebe também a umidade que vem da terra, perdendo ainda mais a eficiência na seca, fazendo com que o tempo de vida da semente seja menor.


Dica: para quem quer se arriscar e fazer lotes em grande escala, vale lembrar que a mão de obra tem que ser bem treinada e é necessário um responsável apenas por esse processo, pois ele exige muita dedicação. 

Na próxima postagem, falarei um pouco sobre o Maturador: Qualidade x Tecnologia.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita