X
Banner da noticia
Ícone de calendário
24/04/2020
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Cuidados na colheita e pós-colheita do café

A colheita e a pós-colheita do café são algumas das etapas mais importantes da cultura, exigem bastante trabalho e representam uma grande parte do custo de produção. Além disso, a qualidade do café depende de alguns cuidados durante essas etapas, os quais merecem sua atenção. Este é o momento de se empenhar para manter a qualidade do café e colher os frutos de um bom trabalho no manejo das lavouras.

Para determinar o momento ideal da tomada de decisão de quando começar a colheita em um talhão é importante considerar o grau de maturação dos frutos. Para obter um café de alta qualidade, o ponto de colheita ideal é quando a lavoura possui o máximo de café cereja bem maduro (tendendo à cor vinho) e baixa porcentagem de café verde (idealmente abaixo de 15%). Colher a lavoura com alta porcentagem de frutos verdes (acima de 20%) traz muitas desvantagens: secagem mais lenta, mais defeitos, mais “catação”, colheita mais cara e qualidade inferior. 

É notório que existem cafés de melhor qualidade e outros com padrão inferior, seja pelo tipo de colheita ou pelas condições do cafezal. Uma dica, se possível, é separar o café de varrição ou de lavouras que não receberam tratamento adequado dos cafés de melhor qualidade, pois a mistura pode piorar um café bom, mas não melhora um café de qualidade inferior. 

Logo após a colheita, deixe os sacos abertos e na sombra até que o café seja transportado para o terreiro de secagem. Para obter cafés de alta qualidade, os frutos colhidos devem ser transportados até o local de secagem no mesmo dia. O ideal é que sejam levados em intervalos de até 4 horas, porém o procedimento pode ser feito duas vezes ao dia. A permanência do café colhido por longos períodos no campo pode causar fermentações indesejadas, que comprometem a qualidade e a segurança do produto, tendo em vista que alguns tipos de fungos produzem ocratoxinas. A ocorrência de fermentações depende do grau de umidade do café, da quantidade de açúcar presente no grão e das condições de temperatura e umidade do ambiente. Evite manter o café recém-colhido em sacos plásticos, sem ventilação, pois isso favorece as fermentações indesejadas. 

É importante que seja feita uma assepsia do terreiro antes do contato com o café colhido. Deve-se retirar matos indesejáveis, tampar frestas e buracos, que podem enroscar café bom e virar defeitos, e, se possível, aplicar cal ou água sanitária na tentativa de eliminar maior quantidade de microrganismos patogênicos.

São detalhes e pequenas mudanças na rotina da fazenda que fazem toda diferença no produto final e na qualidade da bebida.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita