Plantio Mecanizado de Café

16.01.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Plantio Mecanizado de Café

Amigos cafeicultores, hoje estamos na Fazenda Roselandia, Carmo do Rio Claro, MG, do Carlos Augusto de Melo e viemos acompanhar o plantio mecanizado do cafeeiro.

Um plantio bem feito começa com as escolhas das mudas. Elas devem ter boa procedência e o correto é adquirir as mudas apenas dos viveiros registrados pelo Ministério da Agricultura e Ima que seguem todas as normas de exigências.

As mudas também devem ser sadias, vigorosas e com um sistema reticular bem desenvolvido para que ocorra um rápido enraizamento. No sulco de plantio deveram ser aplicados fertilizantes de acordo com análise de solo. 

Além disso, é sempre bom destacar que a aplicação do fósforo é fundamental. Abaixo, você terá uma tabela com as doses recomendadas para uma boa fosfatagem;


Muito Baixo(<12ppm) = 80g/cv- *360 Kg/ha
Baixo(12 a 24 ppm) = 65g/cv- *300 Kg/ha
Médio(24 a 36 ppm) = 50 g/cv- *225 Kg/ha
Bom(>36ppm) = 35 g/cv- *160 Kg/ha

Obs: Teor de argila de 35 a 60%

*Estande 4.500 pl

Depois é só voltar e conferir com mais calma. Após a aplicação de fertilizantes é hora de fazer a subsolagem do sulco. O objetivo desse processo de preparação do solo é auxiliar na mistura com a terra, aprofundamento e a quebra das paredes do chão.

A próxima etapa é o processo popularmente conhecida como bater no sulco que consiste no trabalho final de misturar o fertilizante com a terra. Assim, ficará tudo pronto para a plantadeira entrar em ação.

Observem que as mudas são colocadas uma a uma nas canecas. A máquina efetua o plantio com o perfeito alinhamento e distância entre as plantas. Esse padrão permitirá um manejo mais eficiente e maior produtividade do cafezal.

É importante destacar que nessa área, por ser arrigada, não foi aplicada o gel de plantio que é recomendada para áreas que não possuem irrigação.

Abaixo temos um bate papo entre Guy Carvalho e Sérgio que cuida do processo da plantação.

- Guy Carvalho: E aí Sérgio, como está o plantio?

- Sérgio: Muito bem, o rendimento está bom e o clima ajuda bastante. Vamos precisar de chuva, mas tudo ocorre muito bem.

- Guy: Sérgio, quanto planta por hora essa máquina?

-Sérgio: Olha estamos no começo e com um rendimento entre 1500 a 1800 plantios por hora. Isso dependendo de uma boa equipe de apoio para que não falte muda e desenvolver o trabalho.

No próximo vídeo, irei mostrar áreas da Fazenda Monte Verde em Conceição da Aparecida, MG, que possuem duas lavouras novas adequadas à mecanização. Obrigado pela atenção e inscreva-se no nosso canal e continue acompanhando os vídeos.


Link para se increver em nosso canal do Youtube;

https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA



Galeria

Veja Também

Clientes