Safra de café 2020: cafeicultores se preparam para uma colheita histórica

30.04.2020 Autor: Lucas Barin Fonte: Lucas Barin
Alta produção, boa qualidade e preços elevados, três fatores esperados para a safra deste ano

A safra de café 2020/2021 se apresenta como uma grande oportunidade para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serão colhidas entre 57,2 e 62 milhões de sacas, uma das maiores produções da história. Além disso, os cafeicultores esperam por uma safra de alta qualidade, já que as condições meteorológicas dos últimos meses favoreceram o desenvolvimento adequado dos frutos. Por fim, o preço do café no mercado interno subiu quase 50% entre o final de setembro de 2019 e a primeira quinzena de abril de 2020, conforme o Indicador Cepea/Esalq.

Alta produção, boa qualidade e preços elevados - raramente esses três fatores coincidem, por isso é fundamental que os cafeicultores se preparem adequadamente para essa safra, de modo que possam assegurar o lucro e compensar os resultados ruins de 2019, ano marcado por baixos preços e pouco café de qualidade. O planejamento da safra ganha ainda mais importância em tempos de pandemia global, o que impõe restrições ao fluxo de trabalhadores e funcionamento do comércio.

Para evitar problemas, o cafeicultor precisa realizar uma boa etapa de pré-colheita. O objetivo é garantir que os trabalhos da colheita não atrasem ou sejam interrompidos por imprevistos. Nessa etapa, o produtor precisa verificar as benfeitorias e máquinas da propriedade. Caso seja necessário algum reparo, ele deve ser feito o quanto antes, já que as medidas de saúde para conter a pandemia de Covid-19 podem ocasionar lentidão na prestação de serviços e no envio de produtos. 

Sistema de pedidos de peça de reposição online Palinialves

Diante do atual cenário, muitas empresas estão adaptando as suas rotinas aos ambientes virtuais. As reuniões passaram a ser por videoconferência e as vendas online ganharam força. No segmento de máquinas para processamento de café, a Palinialves inovou ao lançar o seu e-commerce de peças de reposição no início 2019. Agora, com a proximidade da safra do café e as restrições no atendimento presencial por causa da pandemia, as vendas online dispararam. 

“A compra de peças de reposição pelo nosso e-commerce cresceu muito nas últimas semanas. A procura está muito maior que no ano passado, quando o serviço foi lançado”, explica o diretor da Palinialves Carlos Henrique Palini. De acordo com ele, os cafeicultores estão se adaptando rapidamente às condições atípicas dessa safra. “A venda online de peças é uma excelente solução para o momento atual, em que as pessoas são incentivadas a praticarem o isolamento social”, complementou. 

Secadores Rotativos Palinialves em funcionamento na propriedade localizada na cidade de Campos Gerais/MG

Nunca o bom planejamento da colheita foi tão importante. As Secretarias de Agricultura dos principais estados produtores também estão recomendando atenção com a nova safra. 

Confira alguns links com orientações para os cafeicultores:

Governo do Estado do Espírito Santo

Sistema FAEMG

Governo de São Paulo

COCAPEC: coletânea de cartilhas

Galeria

Veja Também

Clientes