Plantio Mecanizado de Café Em Montanha

30.01.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Plantio Mecanizado de Café Em Montanha

Amigos cafeicultores, estamos na Fazenda Monte Verde, em Conceição de Aparecida - MG, junto com Venerando e Natan e nós vamos mostrar um pouco a lavoura em formação, a lavoura mecanizada e adaptada para o plantio da colheita mecanizada. Uma lavoura que foi implantada ano passado - 1 ano de idade - e foi formada com uma série de tecnologia que nós vamos mostrar um pouquinho.

No último vídeo, mostrei as fases do plantio mecanizado de café em uma fazenda de terreno plano. Mas, poucas pessoas sabem que também é possível plantar o cultivo mecanizado em fazendas com o terreno montanhoso.

Segundo o técnico Ailton de Souza, é possível colher mecanicamente com até 30% de declividade. Para tanto, é preciso criar um projeto de alinhamento da lavoura. Aqui, podemos ver o excelente desenvolvimento do cafezal. Essas plantas estão com 1 ano de campo. Observem o porte, a sanidade, o vigor e a uniformidade dessa lavoura.

Além da mecanização do cultivo, o manejo da fertilidade também é fundamental para alcançar tais resultados.

Durante a formação da lavoura foram feitas duas aplicações de fósforo;

1º aplicação de fósforo;

Fase de implantação - ano 0;

Sulco: 300 kg p2o5

2º aplicação de fósforo;

Fase de implantação - ano 1;

Em Cobertura: 200 kg p2o5;

 

Outra ação que garante a alta qualidade do desenvolvimento é o cultivo da braquiária nas entrelinhas - excelente planta de cobertura para a formação da lavoura. Além de evitar a erosão, as raízes da braquiária garantem maior armazenamento de água no solo.

Viemos até outra gleba da fazenda monte verde, na qual também foi realizado o correto alinhamento para o cultivo mecanizado. Aqui, observamos as plantas com 2 anos de cultivo e prontas para sua primeira safra. O resulta é nítido: uma lavoura produtiva, com grande sanidade, vigor e desenvolvimento.

Tive uma pequena conversa com Donizete Aparecido, Gerente Agrícola da Fazenda Monte Verde, e Venerando Carvalho de Resende, Proprietário da Fazenda Monte Verde.

- Guy: Você ficou satisfeito com esse novo sistema de plantação de lavoura de café?

- Donizete: Muito bom, partimos para o lado de mecanização e também economizamos pessoal. 

- Guy: Você achou que racionalizou o serviço e melhorou quando comparado com o modelo anterior de plantação?

- Donizete: Com certeza, muito bom.

- Guy: Venerando, você ficou satisfeito com essa nova implantação?

- Venerando: Guy, satisfeitíssimo. Principalmente por que tivemos facilidade, rendimento e hoje acho que minha lavoura é o presente e o futuro.

- Guy: Realmente você achou que valeu a pena ter investido nessa adequação para plantio mecanizado na montanha?

- Venerando: Sem menor dúvida. Eu acho que hoje volto a falar que é uma das maiores inovações que existem podermos andar com a máquina em uma lavoura que antes era montanhosa. Fizemos um trabalho topográfico muito bem feito e minha lavoura passou ser totalmente mecanizada.

Obrigado pela atenção e se inscreva no nosso canal e continue nos acompanhando.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA






Galeria

Veja Também

Clientes