Femagri Cooxupé 2017

22.02.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Femagri Cooxupé 2017

Amigos cafeicultores, hoje viemos até a Femagri, Guaxupé - MG, essa grande feira para conhecer as novidades para o setor de café. Viemos encontrar alguns amigos, trocar ideias, trocar experiências para buscar novas tecnologias e inovações para a lavoura. A participação dos produtores é muito importante nesse tipo de evento. Por aqui, ele conhece muitas novidades e equipamentos tanto para pequeno, médio ou grande produtor. Equipamentos que irão ajudar no dia a dia da fazenda.3

Para destacar ainda mais a importância do evento, convidei alguns cafeicultores para quais presto assessoria e juntos conhecemos muitas das diversas novidades e tecnologias apresentadas por grandes e pequenas empresas voltadas ao ramo do negócio.

O evento que é sucesso de público e vendas, também se tornou um ponto de encontro entre profissionais do agronegócio e produtores rurais, fomentando ainda mais possibilidades de parcerias e troca de experiências. São vários destaques do evento e tivemos oportunidades de conhecer muito. Além disso, rever amigos e tirar dúvidas com especialistas, por exemplo, sobre o clima com o colega Eder dos Santos da Cooxupé.

Como é impossível de citar todos, deixo um exemplo novidades em irrigação como a Germek Equipamentos, várias colhedeiras, entre elas a VN máquinas de Varginha, MG. Colhedeiras manuais, STIHL. Na Palini & Alves e Pinhalense vimos novidades nos pós- colheita. Na Yara e na Stoller, novidades na área de nutrição e com a Sygenta, BASF e BAYER, proteção das plantas.

Visitamos o segundo dia do evento, quando os números dos negócios ultrapassaram todas as expectativas da organização.

Estamos aqui ao lado do nosso produtor Carlos Augusto Rodrigo de Melo da cidade de Cabo Verde, MG, que também é Vice-Presidente da Cooxupé.

-Guy: Carlos Augusto, qual o seu balanço para Femagri desse ano?

- Carlos Augusto: Guy, primeiramente a expectativa nossa não era tão promissora quanto foi o primeiro dia, porque a condição de negócio e a precificação do café em relação ao ano passado, no primeiro dia, tivemos o mesmo patamar. Mas, quando chegou a tarde, ficamos muito satisfeito, já que houve um crescimento por volta de 16% a 17% quando se comparado ao primeiro dia do ano passado. A feira, ontem, teve certa de 10.000 pessoas e gerou um orçamento entre R$42.000.000.00. A nossa expectativa é um crescimento de 16% ao ano passado. Isso é muito importante e significativo para nós e ficamos muito satisfeito com o nosso Diretor. Mas, gostaria de ressaltar, sempre que tenho a oportunidade - e isso vem por conta da sua área, Guy, - de levar a mensagem aos produtores que não possuem a chance de grandes eventos e vitrines desse tamanho de levar o conhecimento da inovação que existem. Quando eu digo inovação, falo da tecnologia, de máquinas que são visíveis e também da área que é intangível sobre o conhecimento de outros setores, como, por exemplo, o mercado. Ele, hoje, a cada ano que se passa e se cresce a operação de barque, a de fixação, a de trocas e isso vem crescendo a cada ano - é uma dela. Temos outras que vem a somar o conhecimento ao produtor, principalmente, que é a grande maioria, aos pequenos produtores que muitas vezes não tem a oportunidade de ver esse conhecimento. A feira oferece tudo isso: dinâmica das empresas que vem para as apresentações, nós montamos a fazendinha e também um cinema da Cooxupé (conhecer nossa história e o que é a Cooxupé que completa 85 anos). Enfim, esse é o modelo que nós esperávamos e graças à Deus estamos conseguindo. Acredito que nossos associados, nossos parceiros, os fornecedores e os financeiros que nos visitam estão satisfeitos de ver a feira porque todos fazem parte dessa cadeia.

- Guy: Agradecemos você, Carlos Augusto, por receber nosso canal e muito obrigado pela entrevista. Entrego os parabéns a Cooxupé que nos trouce uma feira uma feira muito importante para todos os cafeicultores.

- Carlos Augusto: É um prazer, mas eu quero aqui mais. Quero agradecer não só sua presença, mas a participação de vocês. O sucesso da feira está em visitas, em participações, em comunicar a pouco mais cedo fizemos um coletiva Carlos Paulino e eu que ressaltávamos justamente isso: levar essa mensagem a todo público nosso. Você é um portador disso, porque primeiro eu participo como um dos seus assistidos, mas você como está com outras áreas é importantíssimo que leve o que se passa nesses três dias de feiras para que nos próximos anos ocorre um crescimento. Agradeço vocês e, particularmente, você Guy que por conta das minhas fazendas. Espero que possamos estar aqui por muitos anos com um crescimento desejável como tivemos nessa feira. Obrigado a todos.

Obrigado pela atenção, se inscreva no nosso canal e continue acompanhando os vídeos.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA


Galeria

Veja Também

Clientes