Cup of Excellence - 2020

21.09.2020 Autor: Carol Mendes Fonte: BSCA – Assessoria de Imprensa por Paulo André C. Kawasaki
BSCA divulga a lista dos 100 classificados para a próxima etapa

O Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo e nasceu no Brasil em 1999. Atualmente, por meio da parceria entre a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e a ACE (Alliance for Coffee Excellence), a competição é realizada em diversos países, ampliando a procura pelos melhores grãos colhidos em cada safra para que sejam comercializados através de leilão internacional. O “Cup of Excellence –2020” integra as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

Na última terça-feira (15), foram concluídas as análises dos 655 lotes inscritos e definidos os classificados para a próxima etapa da competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ACE. Dos 100 cafés especiais qualificados para a fase nacional, duas amostras têm origem em Fazendas produtoras de cafés que são assistidas pelo Eng. Agrônomo Guy Carvalho: a Fazenda Passeio, localizada no município de Monte Belo/MG e de propriedade do cafeicultor Adolfo Henrique Vieira Ferreira, e a Fazenda Mantissa, localizada no município Campestre/MG e pertencente ao Grupo Agro Fonte Alta. 

Na foto: Adolfo Henrique Vieira Ferreira, proprietário da Fazenda Passeio, e seus lotes diferenciados sendo secados em peneiras suspensas

Na foto: Equipe da Fazenda Mantissa após colheita manual seletiva de café

Essas 100 amostras serão reavaliadas entre os dias 3 e 5 de outubro, no Hotel Fênix, em Varginha (MG), em um espaço que permitirá o recebimento de mais juízes e juízas na Fase Nacional, uma vez que a flexibilização permite a vinda de novos profissionais. Os 35 cafés melhores colocados, que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos, serão classificados para a Fase Internacional, quando concorrerão aos 25 postos de vencedores do Cup of Excellence - Brazil 2020, consagrando-se como os melhores cafés especiais brasileiros da safra atual.

A cada ano, a organização vem elevando o nível de análise dos cafés especiais do Brasil com o objetivo de garimpar os melhores grãos de cada safra e demonstrá-los ao mundo. “Nossos produtores apresentam suas histórias e entregam cafés excepcionais aos consumidores. Na pré-seleção deste ano, por exemplo, a nota média dos lotes classificados para a Fase Nacional foi 87,63 pontos na escala de zero a 100 do Cup of Excellence. Além disso, do total de amostras que recebemos, 628 foram classificadas acima de 86 pontos", destaca Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

“Esse é um concurso muito importante, que seleciona os melhores cafés das diversas regiões do Brasil e possibilitou com que o mundo pudesse conhecer o potencial do nosso produto. Tenho o privilégio de ter acompanhado esse importante concurso desde o início e é um orgulho ver meus assistidos estarem entre os classificados para a próxima etapa, as Fazendas Passeio e Mantissa, que realmente realizam um trabalho diferenciado na busca por lotes fantásticos. Parabenizo a equipe das duas fazendas por esse êxito, que por si só já merece o nosso aplauso”, disse Guy Carvalho.

Veja Também

Clientes