Será Que Vale A Pena Irrigar Café No Sul De Minas?

06.03.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Será Que Vale A Pena Irrigar Café No Sul De Minas?

 

Amigos cafeicultores, voltamos aqui na Fazenda Roselândia, Carmo do Rio Claro - MG. Estão comigo, Célio - Gerente da Fazenda - e a Marcela de Oliveira - estudante de Agronomia. Viemos aqui para ver um pouco de café irrigado.

Vamos ver café irrigado com gotejo e café irrigado com pivô. Tentaremos falar se vale a pena irrigar café no sul de minas.

Será que vale a pena irrigar o café aqui no sul de minas? Mas, antes de responder essa pergunta, vamos conhecer melhor os tipos de irrigação mais recomendado para o sul de minas: gotejamento e pivô central. 

Vamos começar falando sobre o sistema de gotejamento que consiste em um sistema de irrigação localizado, composto por mangueiras dispostas ao longo das linhas de plantio. A água é colocada em forma de gotas diretamente no solo e próximo as raízes. A grande vantagem desse sistema é o menor consumo de água. Trata-se de um sistema de irrigação mais técnico e requer maiores cuidados operacionais e de manutenção. Algumas operações são dificultadas pois podem danificar as mangueiras.

Atualmente o mercado oferece mangueiras que podem ser enterradas. Facilitando, assim, a vida do produtor. 

O segundo sistema de irrigação, amplamente utilizado para diversas culturas é o sistema de pivô central. No qual a água cai por cima das plantas como uma chuva. Seu mecanismo faz com que se movimente em torno do seu centro. A vantagem desse sistema é a facilidade operacional, porém, requer áreas maiores com relevo adequado e maior disponibilidade de água.

Afinal, vale a pena irrigar café no sul de minas?

Depende, se nós considerarmos os últimos anos que vem ocorrendo falta de água e déficit hídricos em momentos fisiológicos importantes da cultura - no florescimento e enchimento rápido de grãos. Levando em conta os prejuízos, é muito fundamental o uso da irrigação, porque ela evita essas perdas. 

Agora, nós temos que pensar não só no equipamento, gotejo e pivô, mas também no bom manejo de irrigação. O produtor não pode usar água de qualquer modo. Ele precisa de um acompanhamento nesse ponto para que seja feito corretamente. O manejo da irrigação é tão importante quanto o equipamento.

Portanto, amigo cafeicultor, se você tiver disponibilidade de irrigar, pense nisso.

Obrigado pela atenção e inscreva-se no nosso canal. Continue acompanhando os vídeos.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA


Galeria

Veja Também

Clientes