Como Manter A Carga De Frutos Até A Colheita - Dia De Campo

15.03.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Como Manter A Carga De Frutos Até A Colheita - Dia De Campo

Amigos cafeicultores, hoje estamos na Fazenda Morro Altos em Conceição de Aparecida, MG. Fazendo do Venerando, um dos nossos assistidos para fazer um dia de campo. Faz parte do nosso trabalho trazer outros produtores para ver coisas que estão dando certo. Hoje, temos grande felicidade por contar com o professor José Donizeti - Fisiologista Vegetal da UFLA - Universidade Federal de Lavras. Ele, nos traz mais dicas e conhecimentos para outros produtores. Essa nossa parceria com o IF, com o professor José Marcos, com o professor José Donizeti e também com o pessoal da Stoller que está nos apoiando, nos proporciona mais uma reunião que será muito boa.

Além dos cafeicultores, professores e alunos do Instituto Federal do Campo de Muzambinho, chegaram ao auxílio para a primeira atividade do dia. Uma palestra proferida por um amigo Professor José Donizeti, Fisiologista Vegetal da UFLA. Transformando a tulha da fazenda em uma verdadeira sala de aula. Todos nós compartilhamos conhecimento.

Abaixo uma conversa com o Professor José Donizeti;

- Guy: Professor José Donizeti, qual será a principal mensagem que você irá passar para os produtores hoje?

- Professor José Donizeti: Bom dia Guy, bom dia a todos. A principal mensagem que irei falar dentro da fisiologia do cafeeiro é a manutenção da carga da planta até a colheita.

Segundo o professor José Donizeti, o desafio é manter a carga de fruto até a colheita. Garanti, assim, a boa produtividade. Todos os cuidados são importantes. Nutrição equilibrada, controle de doenças e pragas. Além disso, contar com ajuda do clima, pois ele pode gerar estresse na planta. Aumentando a produção de etileno que favorece a queda dos frutos. 

Além de trazer o professor, a Stoller também nos apoiou oferecendo toda a estrutura para o evento. Guilherme Stefano Palugan Alves, responsável pelo Desenvolvimento de Mercado da Stoller do Brasil nos deixa algum esclarecimento sobre o apoio;

- Vale a pena participar, porque é uma maneira de divulgar a marca, divulgar a tecnologia e a maneira com que a gente trabalha pensando na fisiologia da planta. O foco hoje da visita da propriedade é trabalhar a fisiologia e a Stoller tem ferramentas para isso. Nós trabalhamos com o manejo de hormônio, com o transporte de carboidratos na planta para que o produtor consiga mais rendimento de benefício e mais fotossíntese e que no final um café beneficiado.

Após a palestra, fomos para a Fazenda Monte Verde, local vizinho também de propriedade do Venerando. Visitamos as lavouras de primeiro e segundo anos de formação de plantio mecanizado de montanha. 

Uma excelente oportunidade para falar sobre vários assuntos relacionados com o plantio. Por exemplo, a importância de entender as plantas, sobre o alinhamento, falamos da braquiária como cultura de cobertura do solo, pivô de desenvolvimento de plantas, nutrição de base e técnicas sustentáveis que maximiza a produção e colaboram com os resultados.

Venerando Carvalho, Proprietário das Fazendas Morro Alto e Monte Verde, Conceição de Aparecida, MG, nos deixa algumas palavras.

- Me sinto muito honrado de ter um pessoal tão tecnificado e agregando cada vez mais para esses encontros que estamos fazendo. Essa troca de conhecimento é muito importante e cada dia valorizando mais. Por exemplo, tivemos a explanação do Professor Donizeti sobre o calor e eu vi que minha lavoura está bem preparada. Estou despreocupado em relação ao veraneio que estamos passando. Ele falou que meu café, por estar muito enfolhado, não terá problema de granação. Fiquei muito satisfeito.

Encerramos a visita em uma lavoura adulta com alta produtividade e excelente crescimento. Confirmando não apenas a planta jovem, mas também a planta adulta tem excelente resposta ao implemento de fósforo na adubação. Tal fato, foi confirmado com unanimidade pelos professores, alunos e cafeicultores presentes.

Além de agradecer os professores - José Donizeti e José Marcos - seus alunos, colegas da Stoller, da Super Safre, da Cooxupé e os amigos cafeicultores, faço um agradecimento especial ao Venerando, sua família e a sua equipe, já que abriram as porteiras das Fazendas para colher mais esse dia de campo. Um evento pensado para compartilhar conhecimento.

Obrigado pela atenção, inscreva-se no nosso canal e continue acompanhando os


vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA/videos

Galeria

Veja Também

Clientes