Bienalidade, Mito Ou Verdade?

20.03.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Bienalidade, Mito Ou Verdade?

Amigos cafeicultores, há sempre uma dúvida: um café adulto consegue produzir e crescer ao mesmo tempo? Foi o que viermos conferir na Fazenda Vera Cruz, proprietário Venerando, em Conceição da Aparecida - MG. Será que aquele ditado - "um ano o cafeeiro veste ele em um outro veste o dono" - está correto? Bom, não é o que estamos vendo aqui nessa lavoura. Agora vamos saber o que o Venerando fez para atingir esse resultado.

Se aceitarmos de maneira natural a questão da bienalidade, o problema não é nosso é da planta, porém, se julgarmos que o problema é do sistema de produção, aí sim, o problema é nosso. Nesse sentido, temos tecnologia para resolver.

Um bom sistema de produção a ser adotado tem que se tomar cuidado com todos os detalhes da produção: controle de pragas, de doenças, de ervas daninhas e principalmente uma nutrição equilibrada do cafeeiro com uso de produtos de alta eficiência. Essa leva recebeu no último ano agrícola 400 Kg de nitrogênio, 250 Kg de fósforo e 300 Kg de potássio.

Realizados com produtos de maior eficiência nutricional no período de outubro a janeiro. Foram adubações realizadas de acordo com o calendário. Sem preocupação com chuva, com perda de volatilidade e com produtos de alta qualidade. O resultado foi bem promissor.

O plano de adubação utilizado nessa lavoura segue novos conceitos de nutrição do cafeeiro. Onde, os elementos nitrogênio, fósforo e potássio são aplicados de maneiras equilibradas. Olhamos não só para o solo, mas também para a planta, seu potencial de produtividade e também o seu futuro.

Esses novos conceitos, técnicos de nutrição do cafeeiro, primeiramente foram apresentados pela equipe da Embrapa. Tudo coordenado pelo Doutor Antônio Guerra. Em seguida, vieram outros importantes trabalhos desenvolvidos pela Epamig, Ufla, Tese de Doutorados e Dissertação de Mestrado orientados pelos Doutores: Paulo Gontigio e Professor Furtinio. 

É importante dizer que para essa planta chegar bem na sua forma adulta a sua formação tem que ser muito bem-feita. Podemos observar isso na lavoura do Venerando, Fazenda Monte Verde - Conceição da Aparecida, MG. Onde nós podemos ver que todo aquele fósforo colocado na base promoveu um melhor estabelecimento de sistema reticular e ainda forneceu maior vigor a planta.

Percebe-se claramente o alto potencial produtivo para essa safra acima da média de plantas dessa idade. Além disso, um excelente vigor e emissão de ramos e de gemas para o ano seguinte. Esse é o resultado de uma nutrição equilibrada e eficiente.

Tivemos uma declaração de Venerando sobre a visita de Guy Carvalho

Venerando - Como proprietário da Fazenda Vera Cruz estou aqui para confirmar tudo que foi dito pelo Consultor Guy Carvalho e dizer que com esse pacote tecnológico usado pelo Doutor Guy, bienalidade só existe quando falta chuva.

Obrigado pela atenção, inscreva-se no nosso canal e continue acompanhando os vídeos.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA





Galeria

Veja Também

Clientes