Aplicação Eficiente De Herbicida

06.02.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Aplicação Eficiente De Herbicida

Amigos cafeicultores, estamos na Fazenda Passeio, Monte Belo-MG, e viemos falar de um momento que estamos vivendo: véspera da colheita. Precisamos preparar a nossa lavoura e para isso necessitamos realizar uma aplicação responsável de herbicida. Sendo assim, convidei o colega Marco Antônio Pereira - Ourotec, Grão de Ouro, com o objetivo de nos contar um pouco sobre essa prática.

Após andar na área e ver quais são as ervas predominantes e escolher corretamente o herbicida a ser usado. Quais são os outros fatores que o cafeicultor deve estar atento.

Temos que se atentar muito sobre a qualidade da água, ou seja, a pureza, o ph, a dureza dessa água. Esses são fatores que podem interferir na eficiência de controle de um dado herbicida.

Atentar do php a calda é muito importante para boa eficiência do herbicida. Tive uma pequena conversa com o Marco Antônio.

-Guy: Como ajustar o php?

- Marco Antônio: Vamos medir o php e efetuar a redução dele com um redutor específico. Por exemplo, o Kant Ph Top. Logo, vamos trazer o ph ideal para a aplicação de herbicida - em trono de 3.5 a 4.

-Guy: Além do ph da calda é muito importante a tensão superficial da espuma e da deriva. Vamos falar um pouco sobre isso também.

- Marco Antônio: O agricultor pode lançar mão de um adjuvante. Esse produto vai quebrar a tensão superficial da água promovendo um espalhamento das gotas na superfície foliar. Ele vai impedir formação da espuma no tanque, algo comum de acontecer. Ainda mais, ele vai reduzir substancial a deriva que é a perda e o carreamento da gota pelo vento que pode atingir locais fora do alvo. Enfim, pode promover todo o condicionamento da calda - melhorando estabilidade, tamponamento e outros fatores relacionados.

É muito importante que esse trabalhador tenha recebido todo o treinamento necessário de como trabalhar com esse herbicida. Também é importante não se esquecer de utilizar todo o EPI necessário. Garantindo assim a eficiência do produto e do trabalho que está sendo realizado e a segurança do trabalhador.

Obrigado pela atenção, se inscreva no nosso canal e continue acompanhando os vídeos.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA

Galeria

Veja Também

Clientes