X
Banner da noticia
Ícone de calendário
18/10/2021
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Tecnologia de aplicação

A garantia de resultados satisfatórios na aplicação se dá por base na definição correta do problema fitossanitário, bem como a indicação do produto ideal, em doses adequadas, no momento e na forma mais adequada para pulverizar, pois só funciona o produto que atingir o alvo certo na quantidade e distribuição adequada. 

Muitos fatores interferem na qualidade da aplicação de algum produto, sendo eles:

- A cultura: é necessário conhecer detalhes sobre a cultura em que será realizada a aplicação - o espaçamento de plantio, a altura da planta, o nível de enfolhamento e o estádio de desenvolvimento (florada, chumbinho, pré-colheita, pós-colheita). Esses detalhes serão importantes para a definição do volume de calda que será aplicado e da melhor técnica de aplicação. A topografia do talhão também será decisiva para a escolha adequada da forma e dos meios de aplicação.

- Problema fitossanitário: é importante conhecer exatamente o problema fitossanitário a ser controlado, o nível de dano que justifica iniciar o controle e as características do ciclo biológico para a tomada de decisão correta.


Foto: A esquerda ramo atacado por bactéria e a direita ramo atacado por Phoma, doenças que causam morte de ramos e são confundidas a campos.


Foto: Sintoma de bactéria na lavoura 


Foto: Sintoma de Phoma na lavoura 


- O produto: O conhecimento do produto é importante para definir a dosagem a ser utilizada, dentro do intervalo definido na bula do produto, suas características e o local adequado em que ele deve ser aplicado. Ou seja, conhecendo o produto é possível definir o alvo químico da aplicação. Entre as características dos produtos é necessário conhecer: 

a) Modo de ação: Contato, mesostêmico ou de ação translaminar, sistêmico e capacidade de deslocamento (apoplástico ou simplástico) 

 Foto: Ovos de bicho mineiro antes da eclosão e após, onde já se apresentam as minas, mostrando a importância de se escolher um produto ovicida e sistêmico/translaminar para controle dos ovos e da lagarta.


Foto: A lagarta, quando completa o ciclo, tece um fio até o terço inferior da planta e vai para fase de pupa. Isso ocorre também em folhas no solo, o que dificulta muito a tecnologia de aplicação, necessitando nesse caso de um produto de choque com uma formulação oleosa (EC ou CE) para melhor contato com essa fase da praga.


Foto: Para o manejo de broca é muito importante acertar o momento da aplicação. Sempre pensar em uma boa cobertura sobre os frutos e em produtos de choque e que tenham ação de ingestão, e aplicar antes dela penetrar na semente, onde o produto terá dificuldade ou ação quase zero sobre o alvo. A terceira foto (a direta) mostra o dano causado na semente pelas larvas da broca. 


b) Características físico-químicas: degradação pela luz solar, pressão de vapor/potencial de volatilização, comportamento em diferentes níveis de pH, mistura, entre outras, dosagens recomendadas para cada problema fitossanitário e estádio da cultura, período de carência e de reentrada na área.

c) Outro fator importante que influencia na eficiência do produto aplicado é o ambiente. As aplicações com gotas finas, muito finas e extremamente finas devem ser evitadas em temperaturas mais elevadas do que 25 a 30ºC, pois as gotas evaporam rapidamente. A temperatura pode ser medida com termômetros simples ou termômetros digitais. Quanto mais seco estiver o ar, mais rápido as gotas evaporam. Essas aplicações também devem ser evitadas com índice de umidade relativa do ar menor que 50%, pelo mesmo motivo já explicado. Em condições mais críticas de umidade relativa do ar, com índice entre 40 e 50%, poderá ser necessário utilizar gotas médias e maior volume de calda. A umidade relativa do ar pode ser medida com um Termo-Higrômetro. Após as gotas serem lançadas no ambiente, o vento exerce grande interferência na sua trajetória até ao alvo, podendo favorecer ou prejudicar a aplicação. O ideal é que as aplicações sejam realizadas com a velocidade do vento entre 3,5 e 10 km/h e sempre a favor do vento, o que na prática pode ser difícil, mas é necessário evitar as condições críticas. Nas aplicações com equipamentos costais, estacionários, com mangueira ou lanças, dentro da lavoura mais fechada, o vento poderá ter uma interferência menor do que em uma lavoura mais aberta. Quando se aplica a favor do vento ocorre maior penetração e melhor distribuição dentro da cultura. Quando se aplica contra o vento ocorrem desvios e a aplicação atinge mais o operador do que a planta, aumentando o risco de contaminação. A decisão de realizar a aplicação, em relação ao vento, depende também do tipo de equipamento a ser utilizado. Nas aplicações com turbopulverizador, o vento de través (contrário ao fluxo de ar da turbina) prejudica a penetração do produto na copa da planta, comprometendo a cobertura interna da aplicação. Nas aplicações com canhão é obrigatório que o vento sempre esteja a favor da aplicação. Nesse equipamento, o vento é um grande aliado e garante maiores faixas de aplicação com melhor uniformidade. Se houver muito orvalho na planta, a gota pulverizada que chega ao alvo e a encontra, então escorre e não fica retida na planta, portanto o produto não apresentará o resultado eficaz. O orvalho pode ser um aliado no caso de aplicações realizadas no final do dia utilizando produtos que tenham alta retenção nas folhas, pois o orvalho redistribui o produto na superfície do alvo.


Qualidade da água

A água é o solvente que utilizamos para diluir os defensivos, tendo a função de levar os ativos até o alvo que desejamos fazer o controle ou a parte da planta que pretendemos proteger. Pensando nisso, é o veículo e precisamos conhecer e entender a qualidade desse solvente para utilizar em nossas aplicações.  Um ponto a ser observado é o ponto de captação dessa água. Não podemos utilizar água de córregos e lagoas, pois podemos ter a presença de areia, argila ou restos vegetais, pois esses fatores podem danificar o equipamento, entupindo bicos e danificando as pontas de pulverização. Além disso, a argila possui cargas e podem haver ligações com as moléculas utilizadas, inativando o seu efeito sobre o alvo.  Outro fator é a dureza da água, que é definida como a concentração de cátions originados de carbonatos, bicarbonatos, cloretos e sulfatos, capaz de interferir negativamente na qualidade da calda de um defensivo agrícola. Ela pode causar a floculação ou precipitação dos componentes da formulação, reduzindo a eficiência e entupindo bicos. Outro fator muito importante é o pH da  água, que pode interferir na resposta de um ingrediente ativo. De modo geral, o pH ideal para a preparação de uma calda deve ficar entre 4,5 a 7,0, havendo exceções em alguns casos dependendo do produto que será utilizado. Para conhecer melhor a sua água existem laboratórios que realizam essa análise, que deve ser apresentada ao técnico responsável pela propriedade. 


Avaliação do pulverizador

A avaliação do equipamento deve ser feita antes que se inicie o período mais intenso de aplicações e tem o objetivo de averiguar se está tudo certo com o ele.

1. Fazer a inspeção, encher o tanque e colocá-lo em funcionamento para limpar e observar algum eventual problema;

2. Retirar os bicos e filtros para limpar (detergente e escova);

3. Fazer a substituição de filtros ou telas quando estiverem danificados;

4. Observar se existem vazamento nas mangueiras;

5. Verificar se o manômetro tem dano e se está em bom funcionamento;

6. Observar se o retorno ou o agitador está funcionando corretamente;

7. Avaliar o direcionamento da pulverização através do turbo atomizador e verificar se está distribuindo para toda a planta de café;

8. Avaliar se a vazão por ponta ou bico de pulverização está uniforme, o que se faz com um cronômetro e um copo medidor. Verifica-se, em um tempo definido, se há a mesma vazão em todas as pontas de pulverização do equipamento. Caso haja  variação em alguma, ela deve ser substituída. 

Essa avaliação é importante para a verificação do bom funcionamento do equipamento.

Foto: Verificação das pontas de pulverização e do manômetro 


Foto: Fluxometro - equipamento utilizado para avaliar a vazão dos bicos. De acordo com a literatura, é aceito até 10% de variação, mas para uma boa aplicação essa variação deve ser quase zero. 


Condições para uma boa aplicação

Devemos pensar e olhar sempre para as condições climáticas antes de iniciar uma aplicação de defensivo, o que é um grande desafio para o produtor, pois é um fator que não controlamos, mas precisamos saber para entender o resultado alcançado naquela aplicação.

De acordo com as condições climáticas, podemos ter uma menor deposição da calda de pulverização na superfície foliar e isso interferir no resultado de controle.

As condições limitantes são:

Umidade relativa do ar: mínima de 55%

Temperatura: abaixo de 30°C

Com relação ao vento, como no café temos o turbo atomizador, ele se torna menos importante. Porém, em condições de lavouras novas, em que estamos mais expostos, deve -se pensar que ventos contrários podemos não atingir o alvo.

Devemos evitar sempre os momentos mais quentes do dia, principalmente com baixa umidade relativa do ar, pois nessa situação a eficiência da aplicação diminui muito.


Calibração

Na cafeicultura, temos como padrão o volume de calda de 400 a 500 litros por hectare para aplicações foliares e 150 a 200 litros para aplicação de herbicidas. É importante lembrar que, para aplicações foliares, o volume depende muito do porte da lavoura e também do alvo que queremos obter o controle. Um fator que devemos pensar é na cobertura produzida por essa calda e suas gotas. Alguns especialistas em tecnologia de aplicação trabalham da seguinte forma:

- Fungicida de 70 a 100 gotas por cm2 produzindo gotas finas;

- Inseticidas de 50 a 70 gotas por cm2 produzindo gotas média a fina;

- Herbicida de 20 a 30 gotas por cm2 produzindo gotas média a grossa;

E através disso se chega à vazão a ser aplicada na área ou na lavoura em questão. 

Para contabilizar esse número de gotas e a cobertura é necessário um papel hidrossensível, que é distribuído na planta na sua parte externa e interna no terço superior, mediano e inferior, avaliando a distribuição da calda em toda a planta. Com apenas água no tanque se faz uma pulverização e logo após avalia-se a distribuição da calda, contabilizando com uma lupa de 10x de aumento a distribuição das gotas em 1 cm2 de acordo com o alvo. Chegando ao número de gotas desejado, fazemos a calibração do equipamento para avaliar o volume de calda a ser utilizado em 1 hectare. 

 Foto: Papel hidrossensivél utilizado para avaliar a cobertura e a distribuição de gotas de acordo com a necessidade do alvo, sendo fundamental para aferir o equipamento de pulverização.

 Foto: A correta distribuição do papel na planta é fundamental para uma boa análise e deve-se dividir a planta em três partes: terço superior, terço inferior e terço médio, pensado na parte interna da planta e externa. 


Foto: para contar o numero de gotas de acordo com a aplicação, podemos utilizar lupas de 10x de aumento com 1 cm2 no local de visualização para facilitar.


Sabendo que a distribuição está uniforme em toda a planta, vamos para a calibração:

1. Marcamos 50 metros em um local o mais próximo da topografia do terreno que irá receber a aplicação ou no próprio terreno;

2. Com tanque cheio se percorre essa área de 50m e marca-se o tempo gasto para percorrer o trajeto;

3. Faz-se o cálculo para achar essa área em m2, ou seja, 50 m x o espaçamento da rua da lavoura;

4. Após obter o tempo, coloca-se o pulverizador para funcionar e avalia-se a vazão;

5. Logo após, avalia-se a quantidade de água que diminuiu no tanque e extrapola esse volume para 1 hectare, em que iremos achar o volume gasto para dar a cobertura desejada para aquela aplicação na lavoura em questão. 


Preparo de calda

Um fator importante no preparo de calda é a adição dos produtos ou a sequência de acordo com a formulação para uma melhor distribuição dos ativos. 

Essa tabela deve ser colocada no tanque do pulverizador para que o aplicador se oriente na colocação dos produtos no tanque de acordo com sua formulação.

Com a crescente necessidade de ser cada vez mais eficiente em relação aos processos produtivos, visto o aumento dos custos de produção, a utilização correta do conhecimento sobre a cultura em questão se torna imprescindível para a eficiência do processo produtivo.


Apoio: 

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita