Armazéns de Café - Confira Como Funcionam

04.05.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Armazéns de Café - Confira Como Funcionam

Amigos cafeicultores, estamos hoje aqui em Campestre para o lançamento do primeiro concurso de café especiais. Promovido pelo Café da Fonte que é uma interessante oportunidade para os cafeicultores dessa região, pois esse armazém busca o café na fazenda e entre o café preparado. Ele presta serviço de preparo de café para o pessoal da região.

 

Nós vamos fazer uma palestre e vamos compartilhar conhecimento com os produtores daqui, mostrando um pouco de tecnologia, competividade de café. Estaremos juntos no dia de hoje com a equipe da Armazém da Fonte.

 

Após a palestra onde apresentamos novas tecnologias para o aumento da competividade do cafeicultor, fomos até o banco de variedade do Café da Fonte. Onde podemos observar o desenvolvimento inicial de alguns materiais que futuramente poderão ser plantados.

 

Tivemos um depoimento de José Roberto da Silva, Gerente da Fazenda Estância Fonte Alta;

Esse caso experimental foi uma ideia que o Guy trouxe para a gente e nós acolhemos essa ideia de uma maneira que fosse ajudar a propriedade a minimizar a parte de defensivos nas lavouras e maximizando os lucros.

 

Agora nós vamos conhecer como funciona tudo isso.

- Guy: Como funciona tudo isso Leonardo e como é essa prestação de serviço?

- Leonardo: Então o café chegando em nossa estrutura que nós recebemos do produtor, ele passa para a moeba de recebimento. Logo depois ele passa para a secagem. Após os secadores, vamos mandar ele para pré-limpeza. A partir desse ponto ele vai sendo classificado por tamanho, por densidade e por cor.

 

Quem vai explicar tudo isso para a gente é o responsável pela qualidade que é o Everton Henrique Canaverde.

-Guy: Everton, conta um pouquinho para a gente de todo esse processo?

- Everton: Depois que o café passa por todo esse processo, o café chega aqui em bica corrida e desse ponto farei a classificação desse café. Peneira, tipo, defeito e assim eu vou classificando o café que vem para o moinho e para o torrador. Ele será moído, torrado e depois será colocado nas xícaras para ser feito a prova sensorial dele.

 

Obrigado pela atenção, se inscreva no nosso canal e continue acompanhando os vídeos.


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA

Galeria

Veja Também

Clientes