Café Especial - 10 anos de encontros do grupo que revoluciona a cafeicultora no Sul de Minas

05.06.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Café Especial - 10 anos de encontros do grupo que revoluciona a cafeicultora no Sul de Minas

Olá amigos cafeicultores, dessa vez viemos ao Instituo Federal de Muzambinho, MG, para mostrar o encontro do grupo de café especial que foi realizado para comemorar os 10 anos de parcerias de validação de pesquisa com Embrapa no Sul de Minas. O evento contou com a presença do Dr. Gabriel Bartolo, Gerente da Embrapa Café e do Dr. Antônio Guerra, Gerente de Pesquisa da Embrapa Café, entre outros importantes pesquisadores.

Com a primeira etapa do evento, conferimos uma palestra dos resultados da aplicação do fósforo nas diversas fazendas que participaram da validação.

- Guy Carvalho: Aquela história de produzir um ano e não produzir em outro é coisa do passado, quando não tínhamos tanta tecnologia. Conseguimos produzir sim, todo ano e com a capacidade máxima que ele tem que produzir. A fazenda tem que se adaptarem para isso. Para isso, o caminho é exatamente nutrição e renovação.

Na sequência, o colega Dr. Omar Cruz Rocha falou sobre a braquiária como cultura de cobertura;

- Dr. Omar Cruz Rocha: O fato de que você ter que mexer no solo para plantar é um problema, então não se podia fazer isso, plantar toda hora. Mas, então vem a questão do que se espera de uma planta de cobertura e Bulisano, pesquisador, em 1943 colocou as características que se espera uma adaptabilidade nas condições climáticas locais e braquiária se adapta em quaisquer condições.

Em seguida, Dr. Carlos Gonçalves apresentou o resultado de pesquisa sobre a importância do fósforo e magnésio para a cultura do cafeeiro. 

- Dr. Carlos Gonçalves: Então, o pessoal tem visto que a realidade é bem diferente. O fósforo tem grande afinidade com os componentes do solo.

O professor José Marcos do Instituto Federal falou sobre a classificação oficial do café e sugeriu melhorias e inovações.

- José Marcos: As grandes massas de cafeicultores hoje no Brasil não fazem a avaliação dos seus cafés e quem fazem isso são os compradores. 

Dr. Gabriel Bartolo, Gerente da Embrapa Café, também apresentou consórcio brasileiro de pesquisa cafeeiro, suas atividades e seus parceiros.

Dr. Gabriel Bartolo: Atualmente, hoje nós estamos com 496 planos de ações.

Dr. Antônio Guerra finalizou falando sobre a necessidade de se estar aberto sempre ao novo e fez referência ao Dr. Paulo Montigio no auditório. 

Dr. Antônio Guerra: Aquilo que vocês acreditam, nós acreditamos que seja tudo correto, da melhor forma possível e amanhã vai chegar alguém e dizer o seguinte aqui na frente - vocês vão ter que estar aptos a aceitarem essas mudanças e essas inovações. A verdade nua e crua, amanhã não vai ser mais. O exemplo que vocês devem seguir é de uma pessoa que eu respeito e sou amigo, Paulo Montigio. 

Amigos cafeicultores, assistam nossos vídeos, se inscrevam em nosso canal e visitam nosso site.



https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA



Galeria

Veja Também

Clientes