Café Montanha Grupo Café Especial 10 Anos Parte 2

08.06.2018 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Café Montanha Grupo Café Especial 10 Anos Parte 2

Amigos cafeicultores, no último episódio mostramos a parte teórica do encontro do grupo de café especial. Agora, vamos mostrar a parte prática. Primeiro, fomos até a Fazenda Passeio de Monte Belo de propriedade do Adolfo Vieira Ferreira. Doutor Gabriel Bartolo, Gerente da Embrapa Café e Doutor Antônio Guerra, Gerente Técnico da Embrapa Café, acompanhados por outros pesquisadores, alunos do instituto federal e produtores participantes. Viram na prática o resultado da utilização de novas tecnologias.

Na primeira estação, mostramos uma lavoura da qualidade acaiá, com potencial de produção de mais de 100 sacos por hectares. Apresentando um excelente desenvolvimento de ramos e gemas para a próxima safra, mostrando que é possível sim o café produzir e crescer.

Na segunda estação, mostramos uma lavoura de catuaí vermelho também com alta carga, gerando construtivo debates entre os participantes.

- José Renato, cafeicultor de Botelhos, MG: Então a saída para café de montanha é mecanizar a própria montanha ou é alta produtividade, senão está fora. Qualidade muita gente adequou, mas senão tiver produtividade está fora.

Na terceira estação, apresentamos três variedades viáveis para a produção de cafés especiais na montanha. No encerramento, alguns participantes registraram seu depoimento sobre o evento.

Adolfo Henrique, proprietário da Fazenda Passeio, Monte Belo, MG: Não adianta descobrir coisas maravilhosas e ficarem dentro dos institutos. Então, essa é a grande vantagem da Embrapa que eu vejo, juntamente com outras Universidade que nós temos no Brasil, hoje somos muito bem serviço de pesquisas. Temos muitos pesquisadores trabalhando para nós pesquisadores e ninguém descobre algo novo e esconde. Todos querem compartilhar e acho que por isso nossa cafeicultora está tão a frente do mundo.

- Dr. Gabriel Bartolo, Gerente da Embrapa Café: O que nós estamos chamando isso aqui é de Unidade De Validação Tecnológica, onde todo o arcabouço tecnológico foi adaptado e ajustado para as condições da fazenda e o resultado está sendo visto. Muita gente está espantada com o nível de produtividade com determinados talhões aqui. 140, 150 sacos e se você falar, muitos vão te chamar de mentiroso. 

- Dr. Antônio Guerra, Gerente de Pesquisa da Embrapa Café: O café é a vida do pequeno produtor e do médio produtor, da família dessas pessoas. Elas precisam estar informadas e essas tecnologias tem que chegar nelas. Por que, assim como os pequenos produtores de vinho no mundo fazem os melhores vinhos, essas famílias que tem que fazer o melhor café na montanha. O dia que a gente conseguir fazer isso, ficarei satisfeito.

- Luiz Paulo, Engenheiro Agrônomo - Grupo CP: Falta iniciativa, em grande parte, dos produtores de buscar essas novas tecnologias e essas novas cultivagens, porque em nossa região ainda continua no catuaí. Quando tentamos começar um trabalho diferente, muitos ainda têm algum receio. Coisa que aqui é totalmente ao contrário.

- Marcus Carvalho, cafeicultor: Nós precisamos chegar mais perto das pesquisas, saber o que está acontecendo e o que está dando certo. Por que pesquisa e informação temos muito o que falta é saber o que realmente está dando certo. Vindo até a propriedade, nos mostra que o café na montanha com a tecnologia se tem alta produtividade. Isso é fantástico.

- Saulo Gonçalves, Engenheiro Agrônomo - Grupo Grão de Ouro: O Adolfo é um companheiro antigo, temos acompanhado ele desde há muito tempo no café de montanha. Acho que o café de montanha deve muito ao trabalho de vocês, de toda tecnologia que vem sendo implementada. Nas regiões de café de montanha, o desenvolvimento e a distribuição de renda é muito importante para a população das regões. Deixo os parabéns para todos vocês pelo trabalho e queremos continuar sendo parceiros por muitos e muitos anos. Estamos juntos.

- Thiago Leite, Técnico Agrícola - Fazenda Passeio, Monte Belo, MG:  A montanha não é fácil, muitos funcionários, muito trabalho. Mas, é algo que compensa muito. Nos do muito orgulho de ver tudo isso. É gostoso de trabalhar aqui.

- Gustavo Rodrigues, Pesquisador Embrapa: Todos estão aqui para trocar experiência e aprender. O resultado não poderia ser outro que, em geral no Adolfo e em outras regiões. É fantástico estar aqui, é sempre um prazer.

- Rubens Guimarães, Professor da UFLA: A Embrapa, o Instituto, essas parcerias são sempre muito profícuas. Então é muito válido e estou muito impressionado. Parabéns pelo trabalho e continue assim. Os produtores agradecem

- Kleverson Benício, Aluno do Instituto Federal, Muzambinho, MG:  Dentro de sala de aula é uma coisa e o campo é totalmente diferente. Ficamos impressionado quando vimos aquilo que a gente busca.

- Eduardo Rene, Engenheiro Agrônomo, Cooxupe: Realmente, a tecnologia é para ser disseminada e lhe dou os parabéns por esse evento. Essa integração é muito bacana e parabéns Adolfo pela propriedade.

- Venerando, Cafeicultor, Conceição da Aparecida, MG: Parabenizar o Guy pelo trabalho que ele vem fazendo, os pesquisadores que estão aqui, já que houve um desenvolvimento muito grande para nós. Elogio muito o Adolfo porque quando venho aqui é um estimulo para eu trabalhar, quando olhamos uma lavoura na vertical, em uma ladeira, percebemos que ela distribui mais renda nas cidades que vivem na lavoura de montanha. O Adolfo é um exemplo, hoje ele é o Presidente da ABSA, ele não fez um trabalho só nessa lavoura, ele vende os melhores cafés no mundo.

- Ucha Carmém Lúcia, Cafeicultora, Três Pontas, MG: É verdade gente, conseguir isso aqui, não tenham dúvida, é um resultado de um trabalho em conjunto, de parceria com quem está estudando e desenvolvendo todos os processos tecnológicos para a gente, nos informando e a gente acreditar nisso. Chamo atenção, para nós produtores, não ficarmos dentro da porteira apenas, temos que sair e encontrar com esses homens incríveis que estão fazendo um trabalho maravilhoso. Se dermos as mãos para eles, vamos longe.

Amigos cafeicultores, assistam nossos vídeos, se inscrevam em nosso canal e visitem nosso site.



https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA



Galeria

Veja Também

Clientes