Cafés Mais Que Especiais - Micro Lote De Café Especial

05.07.2018 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Cafés Mais Que Especiais - Micro Lote De Café Especial

Amigos cafeicultores, viemos até as Fazendas Caxambu e Aracaçu em Três Pontas, MG, dos irmãos Chaves de Brito e aqui encontramos a safra a todo vapor, com as máquinas colendo frutos de um trabalho de um ano inteiro. Esse é o momento certo para a busca do micro lote do café especial, uma raridade ainda mais especial que pode valer 2 ou 3 vezes a mais do que um café normal.

Para chegar a esse momento é necessário todo um manejo adequado que começa com a escolha da variedade, do local de plantio e dos tratos culturais finalizando no momento certo da colheita.

O banco de variedades aqui na fazenda conta com mais de 50 tipos diferentes e nos permite avaliar o potencial de qualidade e questões agronômicas.

- Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha), proprietária das Fazendas Aracaçu e Caxambu: Então nós começamos por aqui, como estamos renovando na fazenda, o que plantar, o que trazer de novidade para dentro das nossas unidades de produções que são as nossas fazendas? Nós precisamos conhecer cada material, cada cultivar, aqui nós temos plantadas resultados de pesquisas dos maiores centros do Brasil. 

Tão importante quanto a variedade é a escolha do topo clima, na qual implantado o talhão. Nele, tudo é observado, como por exemplo, a altitude, a exposição ao sol, ao vento e entre outros fatores. Feito o devido manejo da lavoura, o próximo passo é aguardar o momento certo para colher e isso acontece quando a maioria dos frutos estão cereja, com baixo índice de frutos verdes e secos. 

Após a colheita, o micro lote de café especial deve ser transportado rapidamente para a lavagem e despolpa, lembrando que tudo dever realizado tomando todos os cuidados para evitar que se misture com outros cafés. Assim que chega na via úmida, o café deve ser lavado e despolpado rapidamente para evitar fermentações indesejadas, o processo de despolpa deve ser eficiente e seguro para garantir a integridade dos grãos, preservando assim todo o seu potencial.

No terreiro, os micros lotes devem ser espalhados separadamente. O mais indicado é fazer uma camada bem fina e mexer com frequência até atingirem a meia seca, ponto ideal para seguirem aos secadores. 

- Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha), proprietária das Fazendas Aracaçu e Caxambu: Os chamados micro lotes que nem sempre são micros assim, mas na verdade são lotes que você trabalha com muita especificidade, com muito cuidado e com muita dedicação. Realmente buscando o máximo possível de performance nos resultados.

Nessa fase do processo é importante atentar pela temperatura que deve ser muito bem controlada para que não ocorra danos aos grãos. Aqui na fazenda tudo é acompanhado por um programa de computador, o que permite a secagem ideal para cada tipo de café.

Após a secagem, o micro lote de café especial é armazenado em bags ou tulhas e descansam aguardando o momento certo para serem beneficiados. Enquanto descasam, os cafés são avaliados e qualificados no laboratório da fazenda, fechando assim a produção de um legítimo micro lote de altíssima qualidade das Fazendas Aracaçu e Caxambu.

Ucha nos revelou que a busca pelo micro lote de café especial permite conhecer o perfil sensorial de cada lote produzido, permitindo a composição de lotes individuais ou ligados, atendendo assim as necessidades do exigente mercado internacional de cafés especiais.

Após toda essa seleção, os cafés seguem para uma nova avaliação que será realizada por provadores da SMC, exportadora parceira da fazenda que apresentará os lotes aos clientes espalhada por todo planeta.

Amigos cafeicultores, fica a dica: vale a pena conhecer cada lote produzido, buscar esses micro lotes especiais e alcançar a melhor qualidade em toda produção.

Obrigado pela atenção, se inscreva em nosso canal e continue acompanhando os vídeos. 


https://www.youtube.com/channel/UCOiqRHgcHXlSHmUsS-3LjNA/videos



Galeria

Veja Também

Clientes