Aprenda a Fazer Café Pelo Método de Infusão

19.07.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Aprenda a Fazer Café Pelo Método de Infusão

O nosso canal Papo de Cafeicultor produzido pela Gerais Vídeos com a apresentação de Guy Carvalho está comemorando 30.000 visualizações e 500 inscritos, números que podem parecer pouco comparados com os canais populares do Youtube, porém para nós significam muito pois sabemos que o nosso público é bem definido, composto por cafeicultores interessados em novos conhecimentos. Portanto, temos sim motivo de sobra para comemorar, mas quem ganha com a nossa comemoração são vocês que vão aprender a fazer aquele cafezinho esperto, com um método todo especial. Para tanto, contamos com a colaboração de Ucha das Fazendas Aracaçu e Caxambu, localizas em Três Pontas e que contam com a assessoria de Guy Carvalho. 

- Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha), proprietária das Fazendas Aracaçu e Caxambu: Ok, então a gente vai iniciar para esse método eu irei escaldar primeiro nesse filtro para inicialmente nós retirarmos todo o tipo de sabores e gostos na verdade que esse papel possa estar passando depois para o nosso café e talvez misturando e desqualificando na verdade o sabor desse café bem interessante que iremos preparar hoje. Então, primeiro estou escaldando com uma água fria e não uma água quente que é uma questão que eu acho bastante interessante escaldar com água fria para depois trabalhar com água quente. Estou fazenda essa limpeza para tirar o gosto de papel que fica quando utilizando esse método de filtragem com papel.

A gente hoje optou por esse café que estamos preparando hoje para nós saborearmos é do tipo cereja descascado, um fruto vermelho do tipo acaiá e é um café que foi preparado de uma maneira bastante interessante com bastante mel durante os processos de preparo. Então ele apresenta um equilíbrio entre acidez, doçura e cor. Algo incrível, um café muito clean, muito limpo, delicado e equilibrado 

Por que optei por trabalhar com esse método de preparo que é a clévea? Por que passamos por dois momentos interessantes de preparo. Primeiro vamos deixar esse café por um período na infusão - na água por 4 minutos - e depois fazemos uma filtragem desse café. Eu gosto muito desse método na forma de preparo por que para um café equilibrado, delicado e elegante como esse cereja descascado que vamos provar aqui eu entendo que esse método é bacana porque ao mesmo tempo que deixamos no processo de infusão que ele ganha complexidade, ele traz uma intensidade interessante, ele ressalta sabores e as coisas bacanas que esse café tem e depois passamos ele para o processo de filtragem para também apresentar essa acidez deliciosa de laranja, de abacaxi e de algumas frutas cítricas muito prazerosas, por isso escolhi esse método.

Primeiro eu fiz uma pré-infusão para umedecer o pó, ele já coado corretamente para esse método de filtragem e de infusão. Vamos deixar ele por 4 minutos. Depois desse processo, nesse caso nós trabalhamos com esse café em uma granometria adequada. Vamos preparar 500 ml e eu estou trabalhando entre 8.25% de grânulos de pó para preparar esse café. Logo, depois faremos a filtragem para termos uma bebida mais pura e delicada. Agora, vamos aguardar o prazo de imersão para depois degustarmos essa bebida. Espero que vocês gostem no final. 

Fechamos aqui os nossos 4 minutos de infusão, vamos ver e saborear esse café. Uma coisa bacana que achamos é o seguinte: esse café que estamos preparando é da safra atual, então vocês vão perceber que em seu sabor ele é bem fresco. É muito gostoso você tomar aquele cafezinho do momento, apesar de trazer um pouquinho do sinal de alguma folha. 

Mas nesse momento, a clévea é bacana, a gente ainda faz uma "mágica" e depois começamos o processo de filtragem. Isso é bacana porque há alguns métodos de infusão que tomamos o café sem passar pela filtragem e pode trazer alguma concentração de produtos não filtrados que também me agrada. Mas, aqui é interessante porque nos traz dois processos de uma vez, por isso sou apaixonado por esse método.

Então, alguns cafés eles me apresentam algumas características, por vezes sensoriais, e isso me encanta. São muitos os métodos, mas nesse método acredito que iremos acertar e tenho certeza que vocês irão ficar impressionados com o sabor e com o aroma desse café que está com uma doçura.

Vamos lá, temos o cafezinho pronto, cafezinho fresco da safra. Vamos provar o nosso acaiá. Com uma coloração incrível, cristalino com aspecto de licor. Saúde, que deliciosa. Doce, saboroso, traz chocolate, traz mascabo e traz história. Uma safra linda que está acontecendo, a cor do fruto e a leveza e mais um ano de colher os melhores frutos dessa fazenda. Saúde e vida...

 

Galeria

Veja Também

Clientes