Campeões da Safra de Café 2017

20.11.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Campeões da Safra de Café 2017


Amigos cafeicultores, estamos concluindo a safra de 2017 e eu gostaria de parabenizar todos vocês. Todos os cafeicultores brasileiros merecem o nosso respeito. Com a luta de conseguir qualidade, produtividade e com tanta dificuldade. Para isso, vou homenagear todos vocês nesse vídeo mostrando duas fazendas. Uma com destaque em qualidade, Fazenda Caxambu, a Ucha com sua equipe conseguiu colocar uma amostra entre os melhores cafés do Brasil no concurso da Yara. A outra Fazenda é a que estou agora, a Fazenda Vera Cruz do meu amigo Venerando que foi a recordista de produtividade. Nós alcançamos um índice de produtividade inacreditável e o Venerando vai contar um pouquinho do segredo dessa alta performance.

- Guy Carvalho: Vamos falar um pouco da Fazenda Vera Cruz Venerando que fica aqui em Conceição da Aparecida, Sul de Minas Gerais, que atingiu esse recorde de produtividade.

- Venerando: Temos uma área em torno de 300 hectares.

- Guy Carvalho: De Café é quanto?

- Venerando: De café são 69.2 hectares. Eu faço parte da terceira geração dessa fazenda. Ela tem uma altitude em torno de 1000 metros. Ela também conta com certificações. O sistema de produção aqui é em torno de 7000 plantas por hectares e são várias variedades de diversos talhões.

- Guy Carvalho: Conta um pouquinho das variedades?

- Venerando: Catucaí, Acaiá, Catuai 62, Catuai 74, Catuai 144. Com uma produtividade dessas eu tenho que falar para você que tenho que estar bem adaptados. Por que não houve discrepâncias Guy, porque inclusive temos aqui dados para confirmar isso.

- Guy Carvalho: Fala a produtividade delas?

- Venerando: 69.2 hectares da Fazenda Vera Cruz produziram 7.456 sacas.

- Guy Carvalho. Quer dizer, estamos falando de quase 108 sacas por hectares.

- Venerando: Exatamente Guy, exatamente 107.7 sacas pós hectares.

- Guy Carvalho: Então vamos falar o segredo dessa alta produtividade.

- Venerando: Guy, eu acho que o grande segredo dessa alta produtividade está nas inovações tecnológicas.

- Guy Carvalho: Quer dizer, novas tecnologias que você aplica?

- Venerando: Com certeza, Guy acho que tudo que é novo temos que buscar, não ficamos presos em coisas antigas. Quebrando paradigmas.

- Guy Carvalho: Dentre essas novas tecnologias, o que você gostaria de destacar?

- Venerando: Vou destacar para você que ano após ano essa Fazenda tem aumentado a produtividade. Tudo isso, devido a construção de fertilidade.

- Guy Carvalho: Então aqui você trabalha construindo fertilidade. Não só repondo a extração.

- Venerando: Com certeza, Guy nessa fazenda não existe extrativismo, principalmente quando você vê a produtividade. Se eu tivesse apenas tirando, jamais teria essa alta produtividade.

- Guy Carvalho: E quanto ao controle fitossanitário?

- Venerando: Nós não deixamos de monitorar o controle fitossanitário constantemente. Temos um controle bastante rígido e poda é outra constante que faz parte em nossas lavouras.

- Guy Carvalho: Então podemos dizer que é a soma de tudo isso, um loca com boa aptidão, o capricho e o empenho de todos vocês da equipe, somado com a construção de fertilidade quer dizer, manter a planta sempre jovem e bem nutrida a gente chega lá?

- Venerando: Exatamente, nós acreditamos que podemos subir mais essa produtividade.

- Guy Carvalho: Mas uma vez, gostaria de dar os parabéns para você e para sua equipe.

- Venerando: Muito obrigado.

Amigos cafeicultores, estamos aqui com a Ucha para dar os parabéns para ela e toda sua equipe da Fazenda Caxambu pelo sucesso alcançada na safra de 2017.

Para quem ainda não sabe, o café da Fazenda Caxambu, ficou entre os 5 melhores cafés no importante concurso da Yara. Está entre os melhores cafés do país e a produtividade alcançada também foi um sucesso.

- Ucha: Nós conseguimos fechar entre 65 e 66 sacos por hectares em lavoura de sequeiro que para nós é motivo de comemorar. O resultado foi incrível e graças, sem sombra de dúvida, ao pacote tecnológico que estamos aí há anos, juntos com o Guy. Acreditamos neles e está aí o resultado.

- Guy Carvalho: Você acha que esse resultado de produtividade alcançada é em função de toda essa visão onde o sistema de produção e reforma das lavouras, o equilíbrio nutricional deixa de lado essa história que só a planta vai tirar e a visão é completa. E esse café que ficou entre os cinco melhores com esse concurso nacional da Yara, esse importante resultado. Fale um pouquinho desse lote.

- Ucha: Então, especificamente é do tipo cereja descascado que para nós é feito com o mínimo de água e leva para o terreiro. É um processo de secagem bastante lento, é um café com uma taxa de secagem bastante prolongada e não é fácil porque é um café que você vai ter uma atenção e todo cuidado. Ele explode, traz atributos sensoriais que realmente ele encanta. A gente fica feliz que as pessoas estão gostando disso.

- Guy: Mas uma vez, gostaria de te dar os parabéns que você leve os parabéns para toda a sua equipe. Para a gente é um resultado muito importante e ficamos felizes de participar de tudo isso. Além disso, te dou os parabéns porque você será a nova Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais e com toda certeza irá ganhar muito com sua ajuda, assim como foi com o Adolfo.

 

Galeria

Veja Também

Clientes