Ferrugem no Cafeeiro: "Melhor Prevenir do Que Remediar!"

27.11.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Ferrugem no Cafeeiro: "Melhor Prevenir do Que Remediar!"

Amigos cafeicultores, estamos aqui na Fazenda Estrela do Sul, município de Alfenas, MG, do assistido Rodrigo Sasseron e vamos falar de uma doença que começa as nos preocupar agora no início da chuva. Para isso, eu convidei meu amigo Pedro Mendonça que trabalha no desenvolvimento de mercado pela BASF e ele que é um colaborador do nosso canal que sempre vem compartilhando conhecimento. 

Com o início das chuvas, Pedro destaca a importância do controle preventivo da ferrugem.

- Pedro Mendonça: Então ela começa com sua incidência e o produtor deve aplicar enquanto ela está em sua fase incubadora. Ela não reproduziu, porque a partir do momento que ele vai aplicar mais tarde ou já na fase adulta, ele terá maior dificuldade de controle. Então ele tem que tentar eliminar o máximo possível o foco da ferrugem enquanto ela está na fase incubadora. Então é importante ele iniciar o controle agora, mesmo nas lavouras de safras zero que ele fez poda. No passado, pensávamos que ferrugem não pega em lavoura sem carga. Hoje, sabemos que em lavoura com crescimento, a ferrugem também vai aparecer na planta.

- Guy Carvalho: Então, quer dizer, o produtor deve ficar atendo a todos os tipos de lavouras?

- Pedro Mendonça: A todos os tipos de lavouras, independente do sistema de poda, independentemente do nível de produtividade como também da produtividade. Ele tem que fazer o controle.

Pedro chama atenção para que mesmo lavouras que tiveram controle via solo, a importância do controle via folha. 

- Pedro Mendonça: No momento do solo, ele automaticamente tem que iniciar na folha. O ideal que nós consideramos é que a pulverização tem que ser feita até meados de dezembro. Se ele não fazer a pulverização em dezembro, ele corre risco de fazer só em janeiro e ele corre o risco maior de pegar um índice de ferrugem.

- Guy Carvalho: Ele fez via solo agora e em seguida o foliar, aí o que ele deve fazer, continuar observando e monitorando?

- Pedro Mendonça: Aí ele pode fazer o uso do monitoramento para determinar a segunda aplicação. E logicamente vai depender de lavoura para lavoura e de chuva. Se ele tiver uma lavoura podada que terá um índice de crescimento muito grande às ele terá que aumentar o número de aplicação. Nas lavouras que eu tenho um ritmo de crescimento menor eu posso trabalhar com um intervalo às vezes um pouco mais longo, mas eu trabalho com a dose adequada do fungicida, muito importante também. 

Assim como a nutrição, o controle fitossanitário deve cobrir as fases fenológicas importantes da planta. 

- Pedro Mendonça: O fungicida é importante para auxiliar a ter um fruto mais granado, com maior crescimento, um grão de peneira maior. O fungicida tem sua importância para favorecer o melhor desenvolvimento do fruto.

Pedro destaca a importância do uso de produtos que tem dois grupos químicos diferentes e o modo de ação diferente.

- Pedro Mendonça: O ideal seria os triazóis que misturam com os tribulininas e se possível colocar com o fungicida cúprico nessas aplicações, principalmente se ela tiver histórico de mancha alveada. Ele vai controlar a ferrugem e também o manejo da mancha. Então há várias opções hoje de misturas.

- Guy Carvalho: Fale a opção da BASF.

- Pedro Mendonça: A opção que temos hoje é opera e o outro produto que se chama aptos. Todos os dois fazem o controle da ferrugem. O que é importante é o seguinte, nós temos opções futuras de colocar carboxamila. Então teremos misturas triplas para melhorar mais ainda a eficiência de controle.

- Guy Carvalho: Para isso, é importante o cafeicultor ter um técnico de confiança que ele possa ouvi-lo e é importante que ele faça os monitoramentos.

- Pedro Mendonça: Sim, é importante ele ter orientação, é importante ele fazer o monitoramento para ele não errar o momento de aplicação.

- Guy Carvalho: Queria te agradecer Pedro, por ser sempre um parceiro desse canal, sempre trazer seu conhecimento, compartilhando com os nossos amigos cafeicultores.

- Pedro Mendonça: Agradeço o convite também. 

Continue assistindo os nossos vídeos, recebendo as informações e se inscreva em nosso canal.

 

Galeria

Veja Também

Clientes