Fertilizandtes Organomineral - Parte 1

29.12.2017 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Fertilizandtes Organomineral - Parte 1

Amigos cafeicultores, vamos falar sobre nutrição de plantas, sobre construção de fertilidade e vamos falar de um tipo de fertilizante que é organomineral. Iremos dividir esse assunto em dois episódios: o primeiro falaremos da parte conceitual e o segundo na prática. Para isso, convidei meu amigo, produtor e Engenheiro Agrônomo Eduardo Lima de Souza que é um especialista em organomineral na cafeicultura.

- Guy Carvalho: Eduardo o que é um fertilizante organomineral?

- Eduardo: Guy organomineral como o próprio nome se remete é a combinação de fertilizantes minerais com fertilizantes orgânicos umidificados e acidificados e com atributos que potencializam as interações das partes orgânicas com as partes inorgânicas fazendo um adubo de absorção lenta com mais eficiência agronômica.

- Guy Carvalho: Então quer dizer, ele é mais eficiente para ser absorvidos pelas plantas.

- Eduardo: Sim. Além de ser mais eficiente, ele traz todo o benefício da parte orgânica ao sistema. Então organomineral nós pensamos em uma adubação não só da planta, mas de todo o sistema.

- Guy Carvalho: Eduardo, eu acompanho o seu trabalho e dos seus irmãos na Fazenda Porto Alegre em Cabo Verde, Sul de Minas, e sempre vocês trazem inovação e inclusive vocês são pioneiros no uso de organomineral há muitos anos. Como isso surgiu?

- Eduardo: O trabalho na Fazenda Porto Alegre se iniciou em 2004 e nesse ano iniciamos uma área de 3 hectares onde tivemos uma boa performance e tendo essa eficiência eu fui buscar os conceitos de organomineral na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, com o Professor José de Marques, onde tinha todo o embasamento técnico para a gente aprimorar as técnicas e aplicar na fazenda.

- Guy Carvalho: De onde veio o conceito do organomineral?

- Eduardo: O conceito nada mais é do que tentar copiar o que a natureza faz ao longo de milhões de anos em que toda as composições das florestas vem de um organomineral formado naturalmente onde todo aquele material orgânico entra em decomposição e interage com os minerais do solo os mesmo os minerais das plantas fazendo um adubo de alta eficiência. Então, vendo essa eficiência que ocorre na natureza, nós tentamos copiar, fazendo na indústria o organomineral que tem uma alta eficiência agronômica.

- Guy: Como é o comportamento do organomineral no solo?

- Eduardo: Ela está diretamente relacionada com a matriz orgânica. Então nós temos que trabalhar com uma matéria orgânica com alto teor de ácido orgânico para que essa interação ocorra com essa eficiência que nós estamos. Então, o conceito de organomineral está em cima da parte orgânica que traz, além dessa combinação do mineral com orgânica, um adubo de absorção lenta e também uma parte física que é um componente interessante para o solo.

- Guy Carvalho: Eduardo, fale sobre a eficiência do organomineral no solo?

- Eduardo: Todo fertilizante mineral tem a sua interação no solo que diminui a sua eficiência. Quando a gente tem a combinação do orgânico com o mineral, organomineral, nós temos a potencialização dessa eficiência - diminuindo as percas - possibilitando ganhos.

- Guy Carvalho: Por isso que ele é aplicado em uma ou duas parcelas?

- Eduardo: Sim. Isso nos leva a aplicações anuais tendo respostas ao mesmo dos convencionais.

Nessa área podada na Fazenda Paraíso em Cabo Verde estamos validando a tecnologia do fertilizante organomineral da Multifertlizantes que tem fábrica em Três Pontas, MG. Em outubro foi aplicado 1750 Kg da fórmula 1477. Voltamos agora, 60 dias após a aplicação, e podemos conferir a rápida recuperação das plantas, excelente vigor, grande folhamento e bom desenvolvimento dos ramos novos. É importante destacar que o organomineral não faz milagre: não corrige recomendações desequilibradas ou insuficientes para garantir as necessidades das plantas. Por isso é importante o acompanhamento de um Técnico responsável e atento aos conceitos de fertilidade do solo.

Galeria

Veja Também

Clientes