Encontro Grupo Café Especial

17.04.2018 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Encontro Grupo Café Especial

Amigos cafeicultores, nesse episódio vamos mostrar como foi o encontro de produtores de cafés especiais. Em parceria com o Instituto Federal de Muzambinho, MG, onde produtores, alunos e professores debateram e degustaram cafés especiais. Falamos muito desse assunto e tivemos excelentes palestras. Agora você irá conferir como foi esse dia tão especial para a gente.

 O meu amigo e assistido Adolfo Henrique Vieira Ferreira, Cafeicultor - Produtor de Café Especiais - fará um breve resumo do encontro do Grupo Cafés Especiais.

- Adolfo: Bem esse grupo do Guy é homogêneo. Um grupo de alta tecnologia, um grupo que busca a troca de conhecimento. Cada grupo interage da melhor forma para que haja interação entre as fazendas. Hoje, nós tivemos aqui no IF uma prova disso. Começamos com uma palestra sobre Gestão que é assunto que o Grupo busca muito, melhoria de Gestão. Depois tivemos uma segunda palestra da parte agronômica sobre a construção da fertilidade do solo, outro ponto que trabalhamos intensamente em nossas fazendas. Na parte da tarde, fechamos com a qualidade que é a busca de todos do grupo para conseguirmos agregar valor em nosso produto.

 Os nossos encontroes sempre acontecem com a participação de renomados nomes ligadas a cafeicultura. Como por exemplo, Milton Verdade, Engenheiro Agrônomo um dos nossos palestrantes.

- Milton Verdade: Nós vamos estar falando sobre a Gestão de Café nas propriedades de cafés especiais. Vamos estar falando dos processos e quais são as suas perdas. Como fazer essa Gestão, sendo que ela é determinante no custo do café. Outro ponto que vamos estar focando é sobre o investimento no capital humano, quer dizer, treinamento das pessoas que é fundamental. Não tem como fazer qualidade sem qualificar essas pessoas para trabalharem na fazenda.

Abaixo, segue as palavras de Henrique Palma Neto, Tecnólogo em Cafeicultura, também um dos nossos palestrantes.

- Henrique: A gente vai apresentar a parte de custo. Nós reduzimos um pouco de custo. Trabalhamos com ele na fazenda, aproveitamos as oportunidades que temos na fazenda pela localização das propriedades. Além disso, os novos produtos que estamos lançando no mercado, tentando alcançar o consumidor final e descolar das commodities para ter um pouco mais de rentabilidade.

Sou Tiago Reis, Especialista Agrônomo da Yara Fertilizantes. Estou aqui com Dr. Paulo Montigio, Pesquisador em Solos e Nutrição de Plantas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Hoje, nós vamos falar um pouquinho do manejo da fertilidade do solo para potenciais altos produtivos na cafeicultura.

Sempre contamos com a participação dos professores do IF de Muzambinho.

- Marcos Angélico Mendonça, Professor do IF Sul, Muzambinho, palestrante: Bom, a minha apresentação foi direcionado a secagem e os cuidados do café, após colheita e processamento. A mensagem girou em torno da temperatura. Qual a temperatura que devemos adotar para retirar água desse café até que ele atinja 11% de umidade. Além disso, quais as questões estruturais que ocorrem nas células em questões das organelas, especificamente a membrana e os efeitos da variação da temperatura. Temperatura acima de 40ºC, abaixo disso ou 60ºc em feitos deletérios da membrana e por consequência a perca desse café. A minha apresentação foi em torno disso.

- Claudio Baquião, Professor do IF de Muzambinho: Existe hoje um paradoxo que vai contra todo o sistema de pós colheita. Nós chamamos ele de fermentação. Essa fermentação, buscada hoje por baritas e apreciadores de cafés especiais ainda não está dominada o processo. Então temos um paradigma a ser quebrado. Como melhorar o nosso processo pós colheita.

 Os alunos do Instituto Federal ganham conteúdo com os nossos encontros.

- Luiz Gustavo, aluno do IF de Muzambinho.

- Luiz Gustavo: Para nós alunos é um ganho de aprendizado. Muitas vezes nós ficamos fechado dentro de sala de aula e tudo. Hoje estamos aprendendo com profissionais capacitados e trazer uma grande experiência para que nós saímos desse meio acadêmico para atendermos os produtores e até mesmo nossas famílias, já que muitos alunos são filhos de produtores.

Dentro do grupo de participantes estão professores, convidados e os produtores que presto consultoria.

- Andréia Silveira, Cafeicultura - Produtora de Cafés Especiais: É muito bacana poder estar aqui. Esse grupinho está muito equilibrado. As últimas tecnologias, processos e hoje mesmo aprendi muito sobre secagem. A gente tem muita coisa que está aprendendo e revendo. Não pode parar. Essa turma é show. O pessoal é muito afinado e tem muita coisa em comum mesmo que estamos partilhando e trocando. É uma oportunidade única.

- Diogo Dias Teixeira, Cafeicultor, Produtor de Cafés Especiais: Esse evento que o Guy tem promovido e muito importante para fazer a transmissão de conhecimentos dele e dos palestrantes tem sido fundamental para todo o desempenho da fazenda.

- Carlos Henrique Palini, Diretor Comercial Palini & Alves: Para a Palini & Alves é de fundamental importância o apoio e a participação desses encontros de produtores que buscam a excelência na produção de cafés especiais. Aprimorar o seu manejo e para a Palini, como indústria de máquinas, entender as necessidades e o que os produtores estão buscando para nós acompanharmos essa evolução e melhorar os nossos equipamentos e a nossa tecnologia. Tudo isso para buscar cafés especiais cada vez melhor com novas tecnologias e atender as necessidades e os anseios dos produtores.

- Para nós da Penagos é muito importante está em um evento como esse. Onde nós estamos aqui com o time do Guy e o Papo de Cafeicultor associado com o Instituto Federal de Muzambinho. Tudo isso com vários produtores buscando a qualidade. Nós estamos na véspera de uma grande safra. Então, nós precisamos preparar o nosso pessoal para que ocorra uma safra de qualidade. A gente não pode só pensar na quantidade, mas na qualidade e é isso que nós estamos fazendo hoje. Antes de iniciar a safra os produtores estão se qualificando. Isso vai fazer que nós tenhamos resultados muito importantes. Nós da Penagos, estamos aqui hoje aprendendo muito. Seja dentro do IF, com o Guy e com as palestras. Então é uma troca de informação que faz com que voltamos para a fábrica e gere novos produtos para que possamos atender os produtores.

Obrigado por assistirem mais esse episódio e em breve vamos colocar mais vídeos sobre a cafeicultura. Encerramos esse episódio ressaltando algumas empresas que apoiam e são parceiras do nosso projeto.



Galeria

Veja Também

Clientes