Sustentabilidade na Nutrição do Café - Resultados Impressionantes

15.06.2018 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Sustentabilidade na Nutrição do Café - Resultados Impressionantes

Amigos cafeicultores, hoje você confere mais detalhes sobre os fertilizantes organominerais registrado em nosso último tour de validação de novas tecnologias voltada para nutrição equilibrada e construção de fertilidade do solo. Começamos nas Fazendas Caxambu e Aracaçu em Três Pontas e depois fomos até a Fazenda Morro Alto e Vera Cruz em Conceição de Aparecida.

Primeiro fomos até as Fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas, que estão em plena safra e há dois anos vem produzindo organomineral nas lavouras. Em uma tenda montada no meio da plantação, meu amigo e especialista no assunto e Engenheiro Agrônomo Eduardo Lima de Souza apresentou os resultados obtidos com a adubação por organomineral. Sempre considerando a construção de fertilidade do solo e a utilização do fósforo para garantir bons resultados. Ele apresenta uma síntese com que compartilhamos com os demais participantes.

- Eduardo Lima: Meu posicionamento em termos da adubação organomineral, foi feito em uma aplicação em outra área com reforço de fósforo. Quem pode constatar a eficiência do produto na lavoura e na carga pendente, há lavouras bem produtivas com carga vegetal mostrando muito bem e folhas bem equilibradas e mostrando a eficiência do produto ao longo de todo ciclo produtivo.

 O amigo Eduardo, sempre de bom humor, destaca a importância da validação de novas alternativas para a cafeicultura.

- Eduardo Lima: Tem que provar, como diz o ditado mineiro: "Tem que matar a cobra e mostrar o pau."

Sempre procurando respeitar o meio-ambiente, com ações mais sustentáveis, a proprietária das Fazendas Caxambu e Aracaçu, minha assistida, Carmem Lúcia, Ucha, há dois anos vem trabalhando com os fertilizantes organomineral em suas fazendas.

- Carmem Lúcia: Começamos com alguns trabalhos menores, em lavouras podadas, em lavouras de produção e fazendo teste. Na verdade, qual era a nossa expectativa: se o organomineral com o passar de os anos conseguirmos os mesmos resultados com os químicos, para nós já é um salto incrível. Foi aí que a gente viu que era possível, ou seja, a gente não sabia qual era um e qual era o outro. A partir começamos a usar mais, adotamos todas as lavouras manuais com organomineral e as lavouras podadas nós passamos a ser isso agora como uma regra da fazenda. A gente vem utilizando o organomineral e agora com alguns testes na lavourinha de plantio.

As Fazendas Caxambu e Aracaçu conta com um banco de diferentes cultivares. Materiais fornecidos de instituto de pesquisa de todo Brasil. Nesse banco é possível conferir o vigor, desenvolvimento, resistência a doença e posteriormente seus frutos serão avaliados.

- Carmem Lúcia: Então isso aqui eu digo que é de fato o berço das nossas ações. É aqui que começa tudo e compartilhar isso com esse grupo é simplesmente fantástico e mostrar que a gente pode fazer isso. Um pedacinho tão pequeno que pode nos fornece um conhecimento monstruoso. É sensacional.

 Os cafeicultores que acompanharam o tour comentam os resultados com organomineral nas Fazendas Caxambu e Aracaçu e destacam outra vantagem de utilizar esse produto.

- Augusto Cezar de Paula, Engenheiro Agrônomo: Os resultados que podemos ver nas lavouras são sensacionais. Eu acho que é mais uma alternativa para o produtor.

- Marcos Carvalho, Cafeicultor: Eu já uso na minha propriedade também. A grande vantagem é que fazemos uma aplicação só e sobra mais tempo para cuidar da lavoura e fazendo outros tratos culturais.

 Quem fez questão de acompanhar de perto o tour de validação foi o proprietário da Multifertilizantes, Marco José Lucas, que ressalta a questão da sustentabilidade do organomineral.

- Marcos José Lucas: Todas as vezes que nós falamos de apelo ambiental é importante dizer que estamos utilizando todo o lixo das grandes cidades e aplicamos esse produto aqui mais a parte química. Assim, resulta em um belo resultado que vemos aqui hoje.

 Essa característica sustentável reflete diretamente na aceitação do organomineral no mercado nacional e internacional.

- Marcos José Lucas: Nós estamos em todo parque cafeeiro do Brasil e hoje temos a oportunidade de exportar o produto para a Bolívia. Então isso é muito importante para a Multifertilizantes.

É importante lembrar que os resultados que alcançamos com o organomineral depende de todo um pacote tecnológico voltado para a construção da fertilidade do solo, com o equilibro na nutrição das plantas e sem esquecer do fósforo.

- Carmem Lúcia: Tudo é resultado de muito trabalho e muito compromisso. Um processo de gestão, de acompanhamento, de controle muito grande. Na verdade, é um pacote, um grande exercício de muitas coisas que faz com que conseguimos os resultados. Uma das coisas, sem sobre de dúvida, em se tratando do café são os tratos culturais. Toda a parte, além do fitossanitário, nutricional dessa planta.

 Os participantes comentaram a importância do nosso tour que são eventos abertos a todos interessados.

-  Marcos José Lucas: Participar desse evento aqui na Caxambu, para nós, é um prazer enorme porque aqui é onde se faz um dos melhores cafés do Brasil.

- Eduardo Lima: Tem as trocas de experiências entre os produtores que traz muitas informações importantes, não só com detalhe em adubação, mas também questões de colheita, manejo e gestão como um todo. Então só vem a trazer bons resultados aos produtores.

- Marcos Carvalho: Essa proximidade da Agricultura Familiar com esses grandes produtores é um avanço porque às vezes o pequeno produtor não tem muita informação. Não chega muita informação para ele, por isso, participando desses eventos a informação chega mais fácil e de uma forma objetiva.

- Carmem Lúcia: A melhor e maior maneira que nós temos de aprender é justamente compartilhando com as pessoas aquilo que nós estamos fazendo.

Em outro evento fomos até Conceição da Aparecida e visitamos as Fazendas Morro Alto e Vera Cruz do meu assistido Venerando Carvalho. Onde os produtores daquela região também puderam conferir de perto a validação do organomineral dentro do nosso pacote tecnológico que é voltado para altas produtividades com adequados níveis de fósforos. As lavouras apresentaram excelentes resultados similar a adubação química convencional.

Agradecemos a todos por nos acompanharem em mais esse episódio. Pedimos que se inscrevam em nosso canal e continue assistindo os nossos vídeos.

Galeria

Veja Também

Clientes