Nutrição Sustentável do Cafeeiro - Organomineral Como Opção

25.06.2018 Autor: Guy Carvalho Fonte: Papo de Cafeicultor
Nutrição Sustentável do Cafeeiro - Organomineral Como Opção

Amigos cafeicultores, no último episódio nós mostramos a validação do uso do organomineral na construção de fertilidade em duas fazendas. Na Fazenda Morro Alto em Conceição da Aparecida e na Fazenda Caxambu em Três Pontas. Hoje, convidei meu amigo Eduardo Lima de Souza para discutirmos os resultados em outras duas fazendas, na minha propriedade em Cabo Verde, Fazenda Paraíso e na Fazenda Santa Cruz do Senhor Jeobata em Paraguaçu.

Na Fazenda Paraíso a aplicação do organomineral foi feita manualmente após a poda em outubro, no início do período chuvoso. Foi aplicado 1750 Kg da fórmula 1477 com Multireforço da Multifertilizantes.

Voltamos em dezembros, depois da aplicação, e notamos excelente recuperação das plantas, com bom folhamento e vigor. Foi quando decidi, por complementar, com mais 100 Kg por hectare de nitrogênio e fósforo. Agora em junho fomos conferir os resultados. Plantas renovadas com ótimo vigor, excelente folhamento, ramos bem desenvolvidos e gemas sadias que indica um alto potencial para a próxima safra.

Agora viemos aqui na Fazenda Santa Cruz do Senhor Jeobata em Paraguaçu. Agora vamos ver a validação no plantio, na poda e na produção.

- Guy Carvalho: Eduardo, olhe como a plantação ficou boa. Nós fizemos 300 Kg por hectare e na coveta acrescentamos 50 gramas do Multifertilizantes 011200 e depois fizemos 4 coberturas com o fertilizante 636. Tudo na faixa de 50 gramas. O que você achou?

- Eduardo Lima: Guy achei bastante interessante e a resposta da lavoura bastante significativa em vigor, crescimento e ramos e caule. Mostrando a construção da fertilidade e um basamento em fósforo muito interessante, tanto no sub plantio como na coveta que do todo esse incremento no vegetativo. Além disso, o NK acompanhado com o fósforo interessante também em organomineral que nos fertilizantes nós podemos fazer ajustes para duas ou mais aplicações, não quatro como foi feito aqui, mas é um posicionamento que a planta respondeu muito bem aqui.

- Guy Carvalho: O que ficou claro para a gente é que isso favoreceu muito o aproveitamento das chuvas que mesmo bem distribuídas não foram muito volumosas.

- Eduardo Lima: Sim, teve essa questão de um ano atípico de chuva e o parcelamento veio junto com o período de chuva também. Mas, o organomineral e o Multifertilizantes podemos associar em duas ou três aplicações. 

- Guy Carvalho: Está certo, mas o resultado ficou bom? Você gostou?

- Eduardo Lima: Muito bom. Excelente.

Agora vamos falar com Elber que é o Gerente da Fazenda.

- Guy Carvalho: Elber, o que você achou no uso do organomineral no plantio?

- Elber: Bom Guy, gostei muito. Achei que foi muito importante para esse arranjo inical das plantas e para ter alcançado esse vigor e crescimento que está aqui hoje.

- Guy Carvalho: Está acima da média dos outros plantios?

- Elber: Com certeza.

Depois de ver o resultado do plantio, vamos agora na lavoura podada.

- Guy Carvalho: Eduardo, naquele dia que estivemos aqui essa lavoura tinha acabado de ser podada e estava recebendo o Multifertilizantes.

- Eduardo Lima: Guy, semelhante com o que você fez em Cabo Verde, nós fizemos o mesmo posicionamento aqui nessa lavoura. Nós vemos uma boa recuperação e um bom crescimento vegetativo. Além disso, vivenciando o posicionamento do fertilizante 1477 como reforço e que tem chamado a atenção é a grossura dos ramos laterais. Essa espessura a gente atribuir ao uso do fósforo que você utilizou.

- Guy Carvalho: Você acha que essa quantidade de fósforo que colocamos favoreceu o desenvolvimento?

- Eduardo Lima: Com certeza. O posicionamento do fósforo, isso é evidência disso, comparada com as áreas anteriores, é esse calibre de ramo diferenciado e bem definido.

- Guy Carvalho: Então, nós podemos deixar essa dica para o cafeicultor. Tanto a lavoura quando planta, ou jovem, ou uma pequena lavoura e assim que podada, ele deve passar a quantidade de fósforo a ser aplicada?

- Eduardo Lima: Sim, com certeza. Isso faz todo o diferencial produtivo na lavoura.

Agora confirmamos a validação e com potencial para o ano seguinte.

- Guy Carvalho: Essa lavoura jovem que está com uma boa carga precisava continuar crescendo e garantir essas gemas. Por isso, nós complementos, em janeiro, com mais uma dose do organomineral 011200. O que você acha desse posicionamento?

- Eduardo Lima: O Guy, o posicionamento foi bem interessante haja visto, como nós vimos em outras áreas, o crescimento vegetativo como um todo. Está com uma produção boa para esse ano e uma boa perspectiva para o ano que vem que nós esperamos que se repita com esse posicionamento. Com o fósforo, a planta realmente emitiu novos ramos e novas folhas.

- Guy Carvalho: Quer dizer, nós estamos comprovando que o fósforo junto com o organomineral tem a mesma ação que o químico que nós conhecíamos nesse reforço para a planta feita em janeiro?

- Eduardo Lima: Sim. Isso é muito importante em dizer, esse fósforo com o organomineral tem um potencial maior ainda quando se comparado com fósforo convencional.

Estou aqui com a Josiani, Gestora da Fazenda Santa Cruz.

- Guy Carvalho: Josi, eu como consultor da sua fazenda, minha preocupação é trazer inovações e trazer opções para que você possa tomar a melhor decisão. O que você achou do uso do organomineral?

- Josiani: Primeiro que o organomineral casou com a nossa consciência do trabalho que nós fazemos em cima da sustentabilidade. Adequando essas adubações com um dos critérios das certificações que é usar um produto que agride menos o solo e que traz junto com a fertilidade a disposição dos inimigos naturais para ajudar nessa composição do solo. Mais ainda, fora a economia que tivemos com uma aplicação apenas, reduzindo mão de obra tanto de maquinário quanto de pessoal.

- Guy Carvalho: Você achou que valeu a pena?

- Josiani: Sim, valeu a pena. Tanto pelo resultado que podemos ver nas lavouras bem nutridas e não houve nenhuma diferenciação, pelo contrário. A gente acha que em lavouras que recebeu o organomineral estão com o vigor bem mais visível que você vê em adubos convencionais.

- Guy Carvalho: Quer dizer, você já tem uma outra opção na hora de comprara fertilizante?

- Josiani: Sim, já temos essa opção tanto para atender lavouras de alto potencial ou lavouras de poda ou até lavouras de plantio com o uso de organomineral da Multifertilizantes.

- Guy Carvalho: Quer dizer Eduardo, aqui nós fechamos a validação. Mostrou que hoje com o organomineral nós temos mais uma opção para o produtor na escolha dos seus adubos exatamente dentro dessa visão de construção de fertilidade e de uma boa nutrição da planta. De modo que ela produza e cresça para produzir outro ano.

- Eduardo Lima: Exatamente Guy, concordo com você em gênero, número e grau.

Galeria

Veja Também

Clientes