Fazenda Santa Cruz: referência em qualidade e tecnologia

30.01.2019 Autor: Guy Carvalho Fonte:
Nossa homenageada vai para a Fazenda Santa Cruz pelo trabalho incrível de gestão, qualidade, produção com sustentabilidade que desenvolve

A Fazenda Santa Cruz está localizada no município de Paraguaçu, no sul de Minas Gerais, a altitude de suas lavouras varia entre 990 e 1.100 metros e sua topografia é excelente, o que permite alto índice de mecanização dos tratos culturais e colheita. Se destaca no segmento de cafés especiais, fornecendo para os principais clientes desse mercado, além de possuir marca própria e realizar a venda dos seus produtos online. 


A Fazenda foi adquirida em 1992 e, até aquela época, havia somente uma plantação de laranja no local. A partir de 1988 iniciou-se o cultivo do café e, juntamente com ele, investimento tecnológico nas lavouras e em infraestrutura. A Fazenda é reconhecida internacionalmente pela tecnologia que utiliza na produção e é a única que possui um sistema de secagem no qual os secadores ficam em câmaras fechadas, potencializando assim essa importante etapa para a qualidade. 


A atual gestão da Fazenda está sob o comando de Josiani Moraes, formada em Administração de Empresas e bacharel em Direito, e também especialista em café, possuindo certificação Q-Grader e Q- Processing. A participação das mulheres no agronegócio vem crescendo e Josiani é um exemplo de sucesso, pois durante sua gestão a Fazenda conquistou as mais importantes certificações na cultura do café - UTZ Certified, Rainforest Alliance e Certifica Minas, além de ser associada a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).


O trabalho que venho desenvolvendo há alguns anos na propriedade segue a luz dessas diretrizes, o que cobra constante estudo e aperfeiçoamento de técnicas sustentáveis como, por exemplo, o uso da braquiária (link para o conteúdo já disponível no site - https://goo.gl/H6MqLH) e o recente trabalho sobre utilização dos resíduos da Fazenda na produção de fertilizantes através da técnica da compostagem, que em breve falarei mais a respeito. 



Uso da braquiária como cobertura de solo nas entrelinhas do café


Há preocupação constante em melhorias, valorização dos trabalhadores e sustentabilidade. Nesse contexto, a responsabilidade social e ambiental está presente em todo o processo produtivo e a Fazenda busca soluções que possam, de forma transparente, gerar um ambiente seguro para os colaboradores e manter o crescimento de forma equilibrada e com respeito ao meio ambiente. A utilização da água na propriedade é modelo, tanto na conservação das nascentes quanto dos reservatórios feitos com a máxima segurança. Outra inovação é a utilização do local como centro de capacitação para os demais produtores e técnicos, isso graças a parcerias com renomados profissionais ligados ao café que disponibilizam os seus conhecimentos. 




Preocupação constante em preservação das espécies nativas


Não poderia encerrar esta homenagem sem destacar o apoio que recebo da Josi e do Sr. Giovani no trabalho de difusão de tecnologias que faço no site, redes sociais e canal Papo de Cafeicultor no YouTube e TVs parceiras. Partiu deles o empurrão que faltava para iniciar tudo isso, quando me presentearam com uma câmera, um site e muitas ideias, e me proporcionaram conhecer muitos profissionais que são hoje meus parceiros nesse projeto, no qual inovações e conhecimentos sobre cafés especiais e produção sustentável são compartilhados. 


Para conhecer mais sobre a Fazenda Santa Cruz, acesse o site –  https://www.santacruzfazenda.com.br/

Galeria

Veja Também

Clientes