Fazendas pioneiras na produção de cafés especiais na região de Cabo Verde/ MG

28.02.2019
Nossa homenagem do mês vai para as Fazendas Palmital, Pedreira, Santa Tereza e Roselândia, ambas pertencentes ao Sr. Carlos Augusto Rodrigues de Melo, vice-presidente da Cooxupé

As Fazendas do Sr. Carlos Augusto Rodrigues de Melo são pioneiras na produção de cafés especiais, certificadas UTZ e entre seus principais clientes estão a SMC e Illy, sendo fornecedoras platinium desse último. É um dos meus mais antigos assistidos e nossa parceria e amizade já duram mais de 25 anos.

 

A produção de café iniciou-se na Fazenda Palmital na década de 1920 pelo avô do atual proprietário, o Sr. Joaquim Cândido, e desde então passa de geração em geração na família, que vem desenvolvendo um trabalho de consistência e qualidade na produção dos grãos.

 

As principais variedades de café cultivados na Fazendas são Mundo Novo e Catuaí, mas atualmente há novos plantios com as variedades Catucai 2sl, Catucai 24/137 e Arara. Hoje, as áreas com lavoura cafeeira ultrapassam 400 hectares entre áreas produtivas, reformadas e plantadas, e a produtividade média das lavouras se encontra acima de 33 sacas por hectare. Há preocupação constante com qualidade e produtividade, por isso segue plano de erradicação de lavouras menos produtivas (abaixo de 28 sacas por hectare de média móvel) com consequente implantação de lavouras mais modernas e variedades mais atuais.

 

Gostaria de destacar alguns pontos importantes de cada uma das Fazendas:

 

A Fazenda Palmital, com altitude de 1100m, possui excelente estrutura para secagem e beneficiamento, por isso todo o processamento dos cafés provenientes de todas as Fazendas para a produção do cereja descascado é realizado no local.  Além da produção cafeeira, há também criação de frangos e bovinocultura. Todos os resíduos produzidos nas atividades são devidamente tratados e se transformam em composto orgânico de alta qualidade, que retorna para as lavouras tornando a produção mais sustentável e respeitando o meio ambiente.

 

Em 1997 foi adquirida a Fazenda Santa Tereza, localizada nos municípios de Cabo Verde e Monte Belo. A altitude das lavouras está em torno de 1200m, o que proporciona excelente qualidade na produção dos grãos. Em menos de uma década foram formadas várias glebas de diversas variedades, todas no sistema adensado de plantio com mais de 6,5 mil/ha, o que garante altas produtividades.



Fazenda Santa Tereza

 

A Fazenda Roselândia, localizada em Carmo do Rio Claro, foi adquirida em 2012. Suas lavouras se encontram a 850m de altitude e é a única entre as Fazendas que possui colheita 100% mecanizada, uma vez que nas demais a colheita é semi mecanizada com utilização do derriçador. É utilizado o sistema de gotejamento e pivô central para a irrigação, o que tem sido importante se levarmos em consideração os últimos anos, em que houve déficit hídrico em momentos fisiológicos importantes para a cultura, como o florescimento e a granação dos frutos.



Fazenda Roselândia

 

A Fazenda Pedreira, cujas lavouras se encontram a 1000m de altitude, teve sua última parte adquirida em 2015 e possui forte renovação, com substituição das lavouras antigas por novos plantios utilizando o sistema mecanizado de montanha com adequação para a mecanização dos tratos e da colheita.

 

Todo o trabalho de coordenação fica a encargo do Sr. Carlos Augusto, que tem seu filho, o Engenheiro Agrônomo Augusto César, como responsável pela parte técnica, sua esposa Maria de Fátima (Katinha) responsável pelos recursos humanos e Célio Leite como gerente administrativo. Todo esse trabalho em equipe é fundamental para que o Sr. Carlos Augusto possa dedicar parte do seu tempo ao excelente trabalho que desenvolve na Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo.

Veja Também

Clientes