Treinamento prático: uso do fertilizante organomineral no cafeeiro com atenção ao fósforo

22.03.2019
O uso do fertilizante organomineral no modelo de “nutrição equilibrada do cafeeiro” tem demonstrado excelentes resultados

No dia 19 de fevereiro, as Fazendas Caxambu e Aracaçu sediaram um treinamento prático para mais de 70 técnicos ligados a CP Agrícola, empresa produtora do Organomineral e Multi Fertilizantes. Esse grupo técnico é coordenado pelo Eng. Agrônomo Eduardo Lima de Souza e vem acompanhando os resultados do trabalho desenvolvido nas Fazendas com relação a nutrição equilibrada do cafeeiro, especialmente com as doses adequadas de fósforo seguindo as novas pesquisas da EMBRAPA. Também esteve presente no evento Marcos José Lucas, o Marquinho da CP como é conhecido, proprietário da Multi Fertilizantes.

 

Um organomineral que contém os principais nutrientes de fontes minerais necessários para as plantas adicionado de matéria orgânica, produzido com o intuito de aumentar a eficiência dos nutrientes minerais e reduzir fixações dos elementos pelo solo, está sendo testado e tem demonstrado ótimos resultados. A tecnologia do organomineral garante melhor eficiência na disponibilidade de nutrientes para as plantas, uma vez que potencializa sua assimilação e contribui para a atividade microbiana do solo.

 

As Fazendas Caxambu e Aracaçu, sempre com uma visão de sustentabilidade e inovação, vêm optando pela utilização do fertilizante organomineral há dois anos e os resultados têm sido excelentes em suas lavouras, garantindo altas produtividades e estabilidade nas produções.

 

Na abertura do treinamento, Guy Carvalho prestou uma homenagem ao Eng. Agrônomo Eduardo Lima de Souza, responsável por trazer para a prática a teoria do organomineral para a cafeicultura. Há mais de 15 anos, Eduardo se dedica a pesquisas relacionadas ao uso dessa tecnologia nas lavouras cafeeiras, motivado inicialmente por reduzir custos na produção sem perder a produtividade. Quando iniciou seus estudos não haviam fabricantes do produto, e Eduardo, juntamente com seu o irmão Renato, criavam uma mistura manual na própria fazenda (conheça mais sobre essa história no vídeo publicado pelo Canal Papo de Cafeicultor - https://www.youtube.com/watch?v=f3037EFFS0M&t=1s). Com sua visão empresarial, Marquinho da CP levou para a indústria aquela experiencia, e hoje a Multi Fertilizantes se destaca pelo volume comercializado e, principalmente, pela alta qualidade do organomineral produzido.

 

Durante o treinamento diversos talhões foram visitados e também foram abordados pontos importantes sobre o conceito de nutrição equilibrada para o cafeeiro, como:

·     A importância de construir e usufruir da fertilidade do solo com responsabilidade, conhecendo e respeitando as características das plantas e do solo;

·    Necessidade de efetuar um programa racional de nutrição, levando em consideração a avaliação do potencial produtivo de cada gleba, assim como seu histórico de produtividade e futuro para os próximos anos;

·   Ter sempre um auxílio de análises de solo, folhas e principalmente vistorias no campo durante todo o ciclo produtivo com observação as respostas das plantas;

·    Reavaliação da carga pendente durante a fase de expansão dos frutos, além de complementar o programa de nutrição sempre que necessário para garantir a safra seguinte.

 

No encerramento, todos puderam aproveitar os últimos momentos do treinamento assistindo a um belo pôr-do-sol na lavoura, conversando e observando os ótimos resultados da aplicação do organomineral nos cafeeiros.



Participantes do treinamento nas lavouras das Fazendas Caxambu e Aracaçu

                                                              

Agradecimentos especiais a Multi Fertilizantes pela confiança no trabalho e ao apoio ao canal Papo de Cafeicultor e a toda a família de proprietários das Fazendas Caxambu e Aracaçu, que se empenham em desenvolver um trabalho diferenciado.

Veja Também

Clientes