Consulta Externa da Nova Norma Rainforest Alliance

03.10.2019 Autor: Pétrus Saponara Fonte: Pétrus Saponara
O selo Rainforest Alliance é exigido pelos principais setoresdo mercado internacional para a compra de produtos brasile

O selo Rainforest Alliance é exigido pelos principais setores do mercado internacional para a compra de produtos brasileiros. No ano passado, após sua união com a UTZ, a Rainforest Alliance, uma das maiores certificações socioambientais do mundo, abriu consulta pública para a elaboração de uma nova Norma de Agricultura Sustentável, com o objetivo de garantir práticas adequadas na produção agrícola.

 

Durante o ano de 2019, diversos workshops sobre Consulta Externa da Nova Norma Rainforest Alliance estão acontecendo nos principais países envolvidos com essa certificação.

 

No Brasil, dois workshops já ocorreram esse ano. O primeiro aconteceu nos dias 26 e 27 de janeiro, em Campinas/SP e Belo Horizonte/MG respetivamente, e o segundo nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG.

 

Os grupos de participantes dos workshops foram compostos pelo corpo técnico de certificadoras, exportadores, produtores de café e frutas, fabricantes de suco de laranja, bem como por representantes de sindicatos dos trabalhadores, jornalistas, fundações e consultores.

 

Durante o primeiro workshop, a equipe da Rainforest Brasil apresentou a norma de avaliação dos grupos. Todas as críticas e sugestões foram aceitas, anotadas sem restrições e encaminhadas para o melhoramento da norma.

 

No segundo workshop, a norma foi reapresentada com melhorias resultantes da primeira discussão, e houve ainda a possibilidade de discutir-se mais sobre conceitos, formato e propor novas melhorias para a edição final.

 

Os organizadores do evento informaram que a questão do uso de princípios ativos banidos seria discutida por agora em outro workshop na América Central. Informaram também que a norma modificada a partir dos workshops será apresentada em dezembro de 2019 e testada a campo em 2020, quando poderá sofrer ainda algumas modificações para estar em uso a partir de 2021.


Vamos aguardar!


Créditos: Att: Pétrus Saponara

Eng Agronomo CREA 48802 – D

Consultor para Certificações

Galeria

Veja Também

Clientes