X
Banner da noticia
Ícone de calendário
06/10/2020
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Influência do estresse térmico e hídrico na fisiologia do cafeeiro

Há algum tempo, a seca não se manifestava, tanto em termos de intensidade quanto de durabilidade, como nos últimos meses. Para o cafeeiro, essa anormalidade meteorológica com duração prolongada tem efeito no seu crescimento e desenvolvimento. Associado a esse fato, os dados de densidade pluviométrica de abril até o começo de outubro de 2020 estão em condições alarmantes de seca, com média de temperatura elevada e menor volume de chuva. A interação dessas duas condições de estresse com uma elevação de 20% da evapotranspiração desencadeou uma queda acentuada no volume de água armazenada no solo a níveis de déficits que normalmente são registrados somente no final da estação seca, como acontecido no verão de 2014. 

Geralmente, o cafeeiro arábica é afetado nas suas diversas fases fenológicas pelas condições ambientais, em especial pela variação foto periódica e pelas condições meteorológicas, principalmente a distribuição pluviométrica e a temperatura do ar, que interferem não apenas na fenologia, mas também na produtividade e na qualidade da bebida. 

A resposta fisiológica do café à baixa disponibilidade de água no solo é bastante complexa e apresenta diferentes modificações, como o aprofundamento do sistema radicular, desfolha e aumento do controle estomático. O estresse hídrico aliado às altas temperaturas afetam principalmente os processos fotossintéticos devido ao fechamento estomático e redução de outras atividades fisiológicas na planta, como a manutenção da capacidade de transporte de fotoassimilados da parte aérea para as raízes. A fase inicial da desidratação do cafeeiro corresponde a Ψam= -1,5 MPa, valor pelo qual já passa a governar as limitações estomáticas, reduzindo assim as taxas fotossintéticas, sendo que em taxas mais negativas (Ψam= -2,7 MPa) já se encontra em estado de murcha permanente, o que é visível nas primeiras horas da manhã. 

O potencial hídrico tem revelado que o cafeeiro não consegue recuperar à noite a água perdida durante o dia, uma vez que a quantidade de água armazenada no solo não é suficiente para isso. Esse valor, para certas culturas, significa a morte da planta, já para o cafeeiro é um valor que causa sérios danos, como queda na fotossíntese e translocação de carboidratos, murcha e queda de folhas, seca dos ponteiros, morte de raízes, queda no número e no rendimento de colheita, entre outros. A planta não morre e com a volta das chuvas recupera sua turgescência, mas os danos causados pela perda de matéria seca são irreversíveis. 

Para o cafeeiro, temperaturas médias anuais ótimas situam-se entre 18 e 22°C. A ocorrência frequente de temperaturas máximas superiores a 34°C causa o abortamento de flores, influenciando no funcionamento da planta. Os déficits hídricos podem levar à queda de produtividade, embora seus efeitos dependam da duração e da intensidade da deficiência hídrica e do estádio fenológico em que a planta se encontra. Nos estádios fenológicos de vegetação, formação do grão e maturação, uma deficiência hídrica severa pode afetar a produtividade.

As folhas do cafeeiro chegam a medir, às 15 horas, até 38°C, e a temperatura interna da copa 33°C. Essas altas temperaturas comprometem seriamente a fotossíntese, acelerando as reações catalisadas enzimaticamente, o que resulta na perda de atividade das enzimas. Várias fases biológicas têm seu desenvolvimento e/ou seu crescimento reduzidos e até paralisados totalmente em condições de temperaturas extremas. Considerando toda a copa do cafeeiro, a fotossíntese, na maior parte do tempo, opera em taxas insatisfatórias e, em certos momentos, negativas. Esse ganho de carbono é suficiente apenas para a manutenção da planta viva, sobrando muito pouco ou quase nada para o seu crescimento. Mesmo que as chuvas voltem, o dano do estresse da seca e da alta temperatura já afetou o enchimento dos frutos, o que equivale a dizer que aquele espaço vazio dificilmente será preenchido, afetando diretamente a produtividade cafeeira para o ano de 2021.


Fonte: 

ASSAD, E. D. et al. Impacto das mudanças climáticas no zoneamento agroclimático do café no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Brasília, v.39, n.11, p.1057-1064, nov. 2004.

CAMARGO, M. B. P. O impacto da variabilidade climática e da mudança climática na cultura do café arábica no Brasil. Bragantia. 2010. 69: 239-247.

DAMATTA, F.M.; MAESTRI, M.; BARROS, R.S. Photosynthetic performance of two coffee species under drought. Photosynthetica, 1997. 34: 257-264.

DAMATTA, M. F. Explorando a tolerância à seca em café: uma abordagem fisiológica com algumas idéias para o melhoramento de plantas. Brazil Journal Plant Physiology. 2004. 16: 1-6.

DAMATTA, F. M.; GRANDIS, A.; ARENQUE, B. C.; BUCKERIDGE, M. S. Impactos das mudanças climáticas sobre a fisiologia da cultura e da qualidade dos alimentos. Food Res int. 2010. 43: 1814-1823.

GRISI, F. A.; ALVES, J. D.; CASTRO, E. M.; OLIVEIRA, C.; BIAGIOTTI, G.; MELO, L. A.  Avaliações anatômicas foliares em mudas de café “catuaí” e “siriema” submetidas ao estresse hídrico. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 32, n. 6, nov./dez., 2008, 1730-1736.

MIRANDA, J. M.; REINATO, R. A. O.; SILVA, A. B. Modelo matemática para previsão da produtividade do cafeeiro. R. Bras. Engenharia Agrícola Ambiental, v.18, n.4. 2014. p.353–361.

MELO, E. F. et al. Anatomic and physiological modifications in seedlings of Coffea arabica cultivar Siriema under drought conditions. Ciência e Agrotecnologia. vol.38 no.1 Lavras, 2014.

PEREIRA, A. R.; CAMARGO, Â. P. de; CAMARGO, M. B. P. de. Agrometeorologia de cafezais no Brasil. [S.l: s.n.], 2008.

PINTO, H.S.; ZULLO JUNIOR, J.; ASSAD, E.D.; BRUNINI, O.; ALFONSI, R.R.; CORAL, G. Zoneamento de riscos climáticos para a cafeicultura do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v.9, p.495-500, 2001. Número especial Zoneamento Agrícola.

SILVA, V. A. et al. Resposta fisiológica de clone de café Conilon sensível à deficiência hídrica enxertado em porta enxerto tolerante. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Brasília, v.45, n.5, p.457-464, maio 2010.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita