X
Banner da noticia
Ícone de calendário
25/11/2020
Ícone de coração
Dra Paula Santini
Novo cenário na cafeicultura

Podemos perceber um novo cenário na cafeicultura nesses últimos meses; déficit hídrico e altas temperaturas podem prejudicar a produção e a qualidade do próximo ano. 

Acredito que em decorrência das altas temperaturas, o produtor terá que se adaptar e trazer mais tecnologia para a lavoura, além de traçar estratégias para enfrentar as intempéries. Precisará entender que é importante manter o solo mais úmido e com muita matéria orgânica, utilizar cobertura verde na linha do cafeeiro, pensar nas futuras implantações das lavouras, como por exemplo trazer plantas com arquitetura mais fechada, que podem segurar mais umidade na planta, e evitar aquelas que possuem arquitetura mais aberta, além de trabalhar o consórcio com árvores para auxiliar no sombreamento das lavouras. Compreendo que para os produtores com colheita mecanizada isso é loucura, mas estamos caminhando para um clima com altas temperaturas, que será ainda mais prejudicial para as lavouras.


Me perguntam se a qualidade da safra 2021 está prejudicada e creio que está, mas ainda é cedo para afirmar. Cabe ressaltar que o cafeeiro cuida dele até dezembro e a partir de janeiro cuida dos frutos, e acredito que teremos uma quebra entre 20% a 30% da safra. Sobre a qualidade, temos que esperar o início do ano, pois no que se refere a clima é difícil traçar um resultado.


Esse ano presencie um mês de agosto mais quente, com temperaturas acima de 34°C. Os cafés que estavam em processo de secagem no terreiro com previsão para chegar em 11% de umidade em 18 dias a atingiram em 8 dias! Se a semente sofre com essa seca mais rápida, imagine o cafeeiro que estava sofrendo com a estiagem. 

Vimos uma grande florada, porém os cafeeiros que estavam vindo com carga alta ou até com meia carga praticamente sofreram por igual. Vi o cenário de muitas lavouras desfolhadas, depauperadas. 


Para aqueles produtores que possuem pacote tecnológico em dia e um cuidado especial, acredito que terão uma perca menor com as chuvas que estamos tendo no momento, pois a planta ainda tem energia para vegetar e produzir. Agora para aqueles que descuidaram deixando o solo descoberto e economizaram na adubação, o dano na planta e no bolso do produtor será bem maior. Saiba que para encher um grão de café é necessário de 20 cm² de área folhear, quer dizer, será complicado para algumas lavouras.

“Esse ano foi realmente muito complicado com relação ao clima, como já comentei em diversos momentos. Hoje, quem nos deu sua opinião sobre esse assunto foi o nosso colunista Léo Custódio, muito experiente na parte de qualidade, que já está apontando um princípio de perda na região onde atua. Eu particularmente prefiro ainda não falar em números, pois quero aguardar um pouco mais e observar a resposta das plantas em relação ao clima, mas sem dúvidas a perda na safra de 2021 é uma realidade. Infelizmente, esse quadro não tem como ser revertido. O que podemos fazer agora é pensar em recuperar esse prejuízo, e a única forma de fazer isso é tratando bem das lavouras para que em 2022 a produtividade possa compensar um pouco a perda da safra de 2021”, disse Guy.

Últimas postagens
28/09/2016
Safra 2016/2017
Leia mais
Seta para direita
30/11/2016
Adolfo Ferreira é reeleito presidente da BSCA
Leia mais
Seta para direita
22/12/2016
Em busca das origens do café especial sul mineiro
Leia mais
Seta para direita
Ícone de Check

Últimas notícias

Ver Todas
imagem representativa

O cafeeiro é resiliente aos estresses climáticos?

ícone calendário 19.12.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Flor estrelinha: um tema que desperta, em todo ano de calor e seca, a curiosidade do cafeicultor

ícone calendário 01.11.2023 ícone de compartilhar

A presença de estrelinhas nas lavouras de café é um aviso, uma resposta das plantas ao clima adverso de que algo está fugindo da normalidade

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Importância da irrigação para garantia do bom pegamento da florada do cafeeiro arábica

ícone calendário 18.10.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Florada do café: Temperaturas elevadas podem prejudicar o pegamento

ícone calendário 17.08.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Podas do cafeeiro arábica

ícone calendário 19.07.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Clima: mais chuva e temperatura abaixo da média marcam período

ícone calendário 06.06.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Estratégia para estimular o crescimento de raízes do cafeeiro no inverno

ícone calendário 19.04.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita
imagem representativa

Análise foliar de café

ícone calendário 31.01.2023 ícone de compartilhar

Ver mais ícone seta para direita